In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2018

Associação Sindical dos Juízes quer "revisão completa" do Estatuto

  • PDF

O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) afirmou hoje que uma das prioridades do seu mandato é a "revisão completa" do Estatuto dos magistrados judiciais, incluindo necessariamente as questões remuneratórias e de carreira.

Manuel Ramos Soares, recentemente empossado presidente da ASJP, falava aos jornalistas no final de uma reunião com a ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, em que foram discutidos a revisão do Estatuto dos Juízes e os problemas que afetam o funcionamento dos tribunais administrativos e fiscais e o processo executivo (cobrança de dividas).

Quanto à revisão do Estatuto, o dirigente da ASJP reconheceu que a prioridade é alcançar uma "revisão completa", que englobe não só os deveres dos juízes, mas também as matérias remuneratórias e de carreira, observando que entre o início e o fim da carreira a progressão não chega a 10% do vencimento.

Tendo a proposta de revisão do Estatuto sido enviada pelo Governo para a Assembleia da República, o presidente da ASJP prefere não repisar nas críticas ao Ministério da Justiça por não ouvir a atual direção, dizendo que a prioridade agora é discutir com o grupo parlamentar do PS a revisão completa do Estatuto.

Manuel Soares referiu que ainda não obteve resposta do grupo parlamentar do PS a um pedido de audição para discutir a progressão na carreira, lembrando que os socialistas manifestaram abertura para discutir o tema em setembro de 2017.

O presidente da ASJP declarou que espera que a promessa seja cumprida e que vai insistir no pedido de audição, tanto mais que os restantes grupos parlamentares já responderam às solicitações da ASJP.

Na reunião com a ministra, a ASJP analisou um "pacote legislativo", que está em discussão para os tribunais administrativos e fiscais, aproveitando para lembrar que esta área da justiça é porventura a que tem maior morosidade, com decisões que demoram 10 e 12 anos.

A ASJP defende que é preciso ir mais longe nas alterações naquele domínio e alertou também para os problemas que subsistem na ação executiva (cobrança de dívidas e penhoras), onde também se regista uma "espera excessiva".

A falta de recursos humanos, incluindo juízes e funcionários judiciais, e também de edifícios para instalar devidamente a justiça e os seus operadores, foram outros assuntos abordados pelo presidente da ASJP, que defendeu a necessidade de se criar um "plano articulado" para resolver este e outros problemas do sistema judicial.

Manuel Ramos Soares disse ter encontrado boa vontade da ministra e reiterou que a ASJP quer estar do "lado das soluções" par resolver os problemas e entropias do sistema de justiça.

Notícias ao Minuto | 26-04-2018

Comentários (0)


Exibir/Esconder comentários

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

«Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de ...

Para aceder aos conteúdos anteriores da Revista Digital InVerbis: 2018 Prima no menu superior e seleccione a secção cuj...

A economia portuguesa continua a abrandar. De acordo com os dados da OCDE, em maio, esta trajetória descendente no ritmo...

{youtube}wp7AkPKfgJY{/youtube}(c) JUSTAMENTE Falar de Justiça Um Alerta ASJP | Ao serviço dos Cidadãos ...

Últimos comentários

  • Fim

    É com tristeza que vejo o fim, quem sabe uma interrupção, deste espaço de informação e debate. Bem haja pelo empenhamento e ...

  • Fim

    Ao Senhor Juiz Joel quero agradecer este espaço livre e independente de interessantes e proveitosos debates sobre o tema da Justi...

  • Fim

    Obrigado, caríssimo Colega, pela brilhante revista digital, por mim e tantos outros consultada diariamente! Lamento, profundament...

Forense Magistrados: Juízes Associação Sindical dos Juízes quer "revisão completa" do Estatuto

© InVerbis | Revista Digital | 2018.

Sítios do Portal Verbo Jurídico