In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2018

Partidos querem atualizar honorários de advogados

  • PDF

O PCP e o CDS/PP vão apresentar na sexta-feira – na Asssembleia da República – dois projetos-lei de atualização dos valores dos honorários dos serviços jurídicos prestados por advogados oficiosos. Ao mesmo tempo que o PAN avança com um projeto de resolução.

O PCP propõe uma alteração de forma a que o Governo fique obrigado a uma atualização anual do valor das remunerações devidas aos advogados no âmbito do apoio judiciário, “de acordo com a evolução da inflação e tendo em conta a necessidade de assegurar uma remuneração digna e justa à prestação desse serviço público”, segundo o diploma.

O PCP explica que pela Lei 34/2004, de 29 de julho, a fixação de honorários dos advogados oficiosos – que prestam serviços jurídicos aos mais carenciados – é efetuada em unidades de referência que correspondem a 1/4 da unidade de conta a que se refere o Código das Custas Processuais, que por sua vez é ligada ao indexante dos Apoios Sociais (IAS).

A suspensão do valor do IAS ocorrida há anos faz com que os honorários dos advogados oficiosos “não sejam atualizados desde 2010”.

O PCP reconhece que o Orçamento de Estado para 2017 veio descongelar o valor do IAS determinando o seu aumento em 0,7%, mas como o valor das custas processuais é um elemento dissuasor do acesso à Justiça e o valor das custas processuais já se afigura “escandaloso”, o PCP propõe que o valor da unidade processual fosse desindexado do valor do IAS em 2017, pois nenhuma disposição obriga a indexar a remuneração do apoio judiciário à unidade de conta processual.

O projeto-lei do CDS/PP realça que o sistema de acesso ao direito carece de uma “profunda revisão, há muito reclamada e recentemente identificada” no documento Pacto para o Sistema de Justiça, e lembra que o regime do acesso ao direito remonta a 2004 e que redunda num “desadequado e injusto pagamento” dos serviços prestados.

Assim, enquanto não se revê todo o sistema de acesso ao direito, os centristas propõem que os honorários do apoio judiciário sejam anualmente atualizados à taxa de inflação. “Mais se propõe que todo o sistema de acesso ao direito seja revisto no prazo de um ano”, adianta o projeto-lei do CDS/PP.

O representante parlamentar do PAN vai apresentar um projeto de resolução que recomenda ao Governo que proceda a uma atualização de 5% dos honorários dos profissionais forenses pelos serviços prestados no apoio judiciário.

Não sendo a tabela atualizada há vários anos e ficando os valores desta “muito aquém daqueles que seriam razoáveis”, o PAN propõe que os advogados oficiosos recebam uma “remuneração condigna e justa considerando a relevância das funções que desempenham”.

O PAN lembra que em sede de Orçamento do Estado para 2018 propôs a atualização de 5% dos valores da tabela remuneratória daqueles “profissionais em crise”.

Filipa Ambrósio de Sousa | Sapo Notícias | 07-02-2018

Comentários (0)


Exibir/Esconder comentários

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

«Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de ...

Para aceder aos conteúdos anteriores da Revista Digital InVerbis: 2018 Prima no menu superior e seleccione a secção cuj...

A economia portuguesa continua a abrandar. De acordo com os dados da OCDE, em maio, esta trajetória descendente no ritmo...

{youtube}wp7AkPKfgJY{/youtube}(c) JUSTAMENTE Falar de Justiça Um Alerta ASJP | Ao serviço dos Cidadãos ...

Últimos comentários

  • Fim

    É com tristeza que vejo o fim, quem sabe uma interrupção, deste espaço de informação e debate. Bem haja pelo empenhamento e ...

  • Fim

    Ao Senhor Juiz Joel quero agradecer este espaço livre e independente de interessantes e proveitosos debates sobre o tema da Justi...

  • Fim

    Obrigado, caríssimo Colega, pela brilhante revista digital, por mim e tantos outros consultada diariamente! Lamento, profundament...

Forense Profissionais Liberais: Advogados Partidos querem atualizar honorários de advogados

© InVerbis | Revista Digital | 2018.

Sítios do Portal Verbo Jurídico