In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2017

Governo acusado de "incompetência em pastas de soberania"

  • PDF

O PSD acusou hoje o Governo de "andar ao Deus dará" na sequência do "fracasso" nas negociações sobre o estatuto dos juízes, dizendo que se trata de mais um exemplo de "incompetência em pastas de soberania".

Em causa estão as negociações entre a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) e o Governo relativamente ao estatuto de carreira, que, segundo o sindicato, esbarraram na "intransigência" da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, no que respeita às remunerações.

Face a esta "intransigência" o sindicato dos juízes pondera recorrer a formas de luta, não excluindo uma greve, e enviou uma carta ao primeiro ministro, António Costa, a pedir-lhe que intervenha nas negociações.

Em declarações à agência Lusa, o deputado do PSD Carlos Abreu Amorim afirmou que este pedido dos juízes a António Costa é um "atestado de incompetência" à ministra da Justiça", considerando ser "mais um" a ministros com "pastas de soberania".

"É passado aqui pelos juízes portugueses um atestado de incompetência à senhora ministra da Justiça, mas a situação da senhora ministra da Administração Interna [Constança Urbano de Sousa] e do senhor ministro da Defesa [José Azeredo Lopes] também não é nada melhor. O que significa que nas três pastas de soberania o Governo parece estar ao Deus dará", afirmou o deputado social democrata.

Apesar das críticas, Carlos Abreu Amorim ressalvou que o PSD não irá pedir nenhuma demissão de ministros, mas instou o primeiro ministro a regressar de férias, uma vez que as pastas de soberania" não estão nada bem".

Ainda sobre a situação dos estatutos dos juízes, Carlos Abreu Amorim acrescentou que o PSD apresentou um requerimento para que sejam ouvidos no parlamento a Associação Sindical dos Juízes Portugueses e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, algo que acontecerá na próxima semana.

"As ameaças de greve, nomeadamente na primeira semana de agosto podem ter outras consequências, esperemos que não", concluiu.

Na última ronda negocial, no final do mês passado, a ASJP disse que ia ponderar formas de luta a adotar, não excluindo uma greve, depois de não ter chegado a acordo com o ministério sobre a requalificação do subsídio atual e o restabelecimento de uma verdadeira carreira.

Lusa/Notícias ao Minuto | 04-07-2017

Comentários (4)


Exibir/Esconder comentários
...
Esta coisa do ministro da tutela ser bonzinho e depois vir o chato das finanças já tem barbas.Só me admiro com o discurso ingénuo de quem pensa que agora tudo tinha mudado.
Valmoster , 04 Julho 2017 - 15:00:40 hr.
...
Se a Sra. Ministra da Justiça concorda (pelo que li nas notícias, mas não sei se é verdade) com a defesa da dignidade dos magistrados, enquanto titulares de um órgão de soberania e enquanto profissionais de carreira na administração da Justiça, mas não pode fazer nada porque o ministério das finanças não deixa... então ela que se demita, que está ela a fazer em funções?!?
Contribuinte espoliado , 04 Julho 2017 - 15:58:01 hr.
...
O PM que regresse de férias e que assuma as pastas da Educação, Administração Interna e Defesa. Os que lá estão não servem os interesses do país.
Alcides , 05 Julho 2017 - 15:46:40 hr.
Trumpismos
Tudo isto parece um lamentavel mundo novo!
Passos e Cristas aparecem completamente trumpados, (em vez de drunfos usam-se trumpfos)!
Por pouco quase me convenceram que a ministra Contança Urbano de Sousa andou por aí a plantar incêndios,(por actos ou omissões) e que o ministro da defesa José Alberto Azeredo Lopes e os seus capangas assaltaram a base de Tancos ( também por actos ou omissões)!
Passos Coelho exprime-se sempre com a eloquência de Nicolas Maduro e com igual racionalidade lógica. "Ascenção" Cristas aparenta ser um DALEK cujo vocabulário se resume a "exterminate"! "exterminate"!
É inacreditavel como estas duas figuras têm destruido politica e ideológicamente partidos que tiveram em tempos longinquos grande importância no país.
Convertidos agora ao Nacional-bacorismo populista, limitam-se a guinchar fora! fora! fora!
Sebastião Modesto , 09 Julho 2017 - 13:40:08 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

InVerbis 2018

Os conteúdos de 2018 desta revista digital passaram a ser publicados em novo diretório.

Revista InVerbis 2018

Últimos conteúdos

Um investigador da Universidade do Minho criou uma técnica para ajudar as testemunhas a recordarem com maior precisão o ...

Foi o pacto possível. Advogados inviabilizaram medidas mais musculadas no combate à criminalidade económico-financeira. ...

A empresa ANA - Aeroportos de Portugal, que gere os aeroportos nacionais, cobra uma taxa de 11,28 euros aos advogados qu...

Com o termo do ano, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2017.Para aceder aos conteúdos publi...

Últimos comentários

Atualidade Sistema Político Governo acusado de "incompetência em pastas de soberania"

© InVerbis | Revista Digital | 2017.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico