In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2017

32% dos deputados têm cargos em IPSS

  • PDF

Mais de três em cada dez deputados à Assembleia da República têm cargos em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou noutro tipo de organizações sem fins lucrativos.

A contabilização feita pelo ‘Negócios’, a partir dos registos de interesses dos parlamentares, mostra que são os eleitos de direita os que mais estão envolvidos nos órgãos sociais destas entidades.

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, está longe de ser o único detentor de um cargo público a acumular funções com os órgãos sociais de uma IPSS (foi vice-presidente da Raríssimas entre 2013 e 2015).

Cerca de metade dos deputados do CDS estão ligados a este tipo de organizações, por exemplo. Já no PSD, 37% têm assento nos órgãos sociais de IPSS, clubes ou outras organizações sem fins lucrativos. No PS, não chegam a 40 os parlamentares com estes cargos (cerca de 28% do total). Os números baixam ainda mais no Bloco de Esquerda, onde não chegam a 30 os deputados envolvidos nestas instituições. Já no PCP, são apenas 18% os parlamentares com participação nos órgãos sociais de IPSS.

O tipo de cargo exercido varia muito. Há deputados que são presidentes, vice-presidentes, membros da assembleia-geral, do conselho fiscal ou vogais.

Bruno de Castro Ferreira | Correio da Manhã | 23-12-2017

Comentários (1)


Exibir/Esconder comentários
...
Oh céus, mas que gente é esta que até é capaz de sugar a caridade dos outros, quantas vezes de poucos meios. São seres humanos?
ABC , 24 Dezembro 2017 - 15:41:22 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

InVerbis 2018

Os conteúdos de 2018 desta revista digital passaram a ser publicados em novo diretório.

Revista InVerbis 2018

Últimos conteúdos

Um investigador da Universidade do Minho criou uma técnica para ajudar as testemunhas a recordarem com maior precisão o ...

Foi o pacto possível. Advogados inviabilizaram medidas mais musculadas no combate à criminalidade económico-financeira. ...

A empresa ANA - Aeroportos de Portugal, que gere os aeroportos nacionais, cobra uma taxa de 11,28 euros aos advogados qu...

Com o termo do ano, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2017.Para aceder aos conteúdos publi...

Últimos comentários

Atualidade Sistema Político 32% dos deputados têm cargos em IPSS

© InVerbis | Revista Digital | 2017.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico