Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças e deputada pelo PSD, não é o único parlamentar a acumular o vencimento pago pela Assembleia da República com outras actividades remuneradas. 38 parlamentares têm rendimentos vindos de fora da Assembleia.
De acordo com as contas feitas pelo "Correio da Manhã", 38 deputados, ou seja 16,5%, declararam que acumulam o ordenado do Parlamento com outro salário. O mesmo jornal acrescenta que estes dados podem pecar por defeito, já que nem todos os deputados preencheram o registo de interesses.
O caso de Maria Luís Albuquerque, que de acordo com a mesma fonte vai ganhar entre 60 e 100 mil euros por ano ao trabalhar para a Arrow Global, foi conhecido no final da semana passada, fazendo estalar a polémica.
O vencimento base mensal de um deputado é de 3624 euros, mais 1452 euros para ajuda de custos, com os extras o salário de um parlamentar pode rondar os 5 mil euros.
Dos deputados com actividade renumerada extra, 21 deles são advogados e 6 professores. 21 deputados do PSD declararam actividade remunerada extraparlamentar. Dentro do grupo parlamentar do PS, 11 deputados admitiram ter outras atividades remuneradas, sendo que, no CDS, 5 admitiram ter ganhos por fora, enquanto no PCP apenas 1 deputado declarou ter uma atividade extraparlamentar. Tanto no BE como no PEV ninguém afirmou ter rendimentos extra.
Económico | 07-03-2016
Comentários (0)
Exibir/Esconder comentários
Escreva o seu comentário
< Anterior | Seguinte > |
---|