Pedro Meireles - A Justiça está ligada à dimensão política de um país, na medida em que a gestão deste tem repercussões naquela. Se há uma crise económica a Justiça ressente-se. Os processos tendem a aumentar. Urge resolvê-los, potenciando os escassos recursos.
Neste sentido, é preocupante o curso da governação ignorando sucessivos avisos para os perigos de opções políticas, que podem pôr em causa uma recuperação que se revelava objetivada em estatísticas oficiais.
Caso se confirmem as piores previsões será que a responsabilidade política pode ficar imune à responsabilidade civil ou criminal, quando alertada entretanto para as consequências das decisões políticas? O mandato popular não pode permitir tudo aos responsáveis políticos.
As suas ações não devem e não podem ser só sindicáveis a cada ciclo eleitoral, sobretudo quando a gravidade das consequências das suas decisões é antecipadamente prevista e, consequentemente, a sua defesa não pode passar pela argumentação tão infelizmente comum e que passa por responsabilizar os outros pelos erros próprios.
Caso haja um novo resgate, a ética republicana é a primeira a exigir mais do que meras consequências políticas.
Pedro Meireles, Juiz | Correio da Manhã | 09-07-2016
Comentários (16)
Exibir/Esconder comentários
Perdoai-lhe Senhor
É verdade que a justiça (o poder judicial) está ligada à dimensão política do Estado, mas isso não permite transformar a responsabilidade política em responsabilidade penal ou civil...
O articulista tem alguma dificuldade em lidar com conceitos da ciência política. Talvez devesse aprofundar as primeiras leituras que fez, para não fazer «figuras»...
A César o que é César e a Deus o que é de Deus...
Amen.
Estou com fuso
Caso se confirmem as piores previsões será que a responsabilidade política pode ficar imune à responsabilidade civil ou criminal, quando alertada entretanto para as consequências das decisões políticas? O mandato popular não pode permitir tudo aos responsáveis políticos.
APOIADO! MUITO BEM! BRAVO!
O Tony Blair anda por aí a choramingar e a pedir desculpas, e o Bush anda fugido.
Espero não me finar sem ver o Zé Manél "Durão Barroso" e o Zé Maria "Asnar" no banco dos réus pela famigerada Cimeira das Lages!
Ou estarei confuso e o articulista estará a referir-se aos "crimes de guerra" do António Costa?
Talvez ao extermínio das ratazanas enquanto presidente da CML?
...
E acho muito bem que as mostrem e que toda a gente mostre as garras, sobretudo denunciando o Costa que, sendo pessoa traiçoeira (apunhalou o Seguro pelas costas e o povo português que o derrotou nas urnas) e com o seu sorriso cínico e ar de trocista, lá vai enterrando o país, quando o mesmo dava sinais de recuperação.
Mas a culpa do insucesso deste governo é do PSD e do CDS/PP, diz o açoriano Carlos César.
Coitado do Carlos César, a figura triste que o obrigam a fazer.
Três bancarrotas em Portugal desde o 25 de Abril de 1974, todas com a assinatura do PS e com um ex PM preso por corrupção. Como é que alguém pode confiar num partido destes?
E o que faz o Marcelo? Diverte o povo, de aldeia em aldeia, um copito ali, um naco de presunto acolá, petisca aqui, petisca ali, não precisa de gastar dinheiro em refeições.
Com tudo isto, só me apetece gritar: Abaixo este governo. Viva Portugal. Viva a Selecção.
Lajes ou Lages?
Infelizmente não tenho o apoio dos gramáticos da Presidência da Republica
http://expresso.sapo.pt/politi...omulgacoes
No entanto sendo Lajes, a fim de respeitar o nome da Freguesia, e a ortografia mais purista, verifico que erro ou não se usa indiferentemente lages ou lajes.
De qualquer forma aceito a pertinência do seu reparo.
Escola primária
-Ó menino Alcides, quantos são cinco mais cinco?
Menino Alcides:
São dez senhor professor!
- Muito bem! E quantos são quatro mais dois?
-Menino Alcides.
-São seis senhor professor.
-Muito bem menino Alcides. E que número é maior? DEZ ou SEIS?
É SEIS, senhor professor!
AHHHHHHHHHHH!
Caro Alcides, desculpe o teatrinho, mas é tempo do meu caro sair cá do cantinho tóxico que aqui JAZ á beira mar e ir ver como é a democracia (onde ela ainda existe) e saber o que são parlamentos e regimes parlamentares!
Quanto ás bancarrotas, convém não esquecer que o povo deste país viveu em bancarrota permanente durante 48 anos, sem falar da monarquia onde até o rei vivia fora!
Se porventura o ideólogo do "pobrezinhos mas honrados" tinha um pote de libras debaixo da cama, resta apenas ter em conta a sabedoria popular quando diz que
" O avarento é como o porco! Só é útil depois de morto!"
...
Concordo com o Alcides e até lhe digo mais: não há pachorra para aturar comunas.
Comunas?
O Salazar! o salazar!!!
Salvou de qual bancarrota? "SALVOU"? SALVOU????
Vejamos a pertinência da sua "sabedoria"; António Salazar "herdou" um país em crise e á beira da " bancarrota"? SIM.
Deixou o povo ESFOMEADO E ANDRAJOSO e pagou a divida á conta de uma guerra mundial?
SIM.
O povo de PÉS DESCALÇOS ficou menos ESFOMEADO E ANDRAJOSO?
NÃO E NÃO!
Portugal ficou melhor depois? Ficou mais rico e abastado?
NÃO! NÃO!
Ficou com uma (ou três) GUERRA(s), inadmissível ás costas, Com uma EMIGRAÇÃO que, essa sim, a partir de França , Alemanha e Luxemburgo, deu de comer a uma mole imensa de velhos ,mulheres e crianças que por aqui se arrastavam pateticamente como uma cambada de esfomeados ZOMBIES ANALFABETOS o que comprometeu o país e a sua modernidade talvez por mais de um século!
Salazar e o "ORGULHOSAMENTE SÓS" só tem paralelo com Enver Hoxha e a dinastia comuna da Coreia do Norte!
Quanto ao comparar-me com "comunas", comete um erro comum mas incorreto:
"Inteligência" "cultura" e "conhecimento" não são sinónimos de "comunas! Aliás conheço comunas que são absolutamente estúpidos e ignorantes, tal como os saudosistas da miséria ou da escravatura não podem deixar de o ser!
Ao Alcides.
Caro Alcides!
Começo a entender a profunda lógica argumentativa dos seus comentários. Parece-me um Tuga de gema
Consequentemente, aceite uma calorosa salva de ugas bugas para si também!
Uga Uga? Buga!
Buga Buga? Uga!
Seu sempre.
Kill Bill
...
Viva a democracia.
Só um governo de centro-direita é capaz de governar Portugal.
...
Portugal começa a dar passos largos para a recessão. A Espanha cresce a 2;6% e a Irlanda a 26,2%.
António Costa que traiu o António Seguro e o povo português, foi o grande perdedor das eleições e agora está a levar o país novamente à bancarrota, como só o PS sabe fazer. Será ele o grande responsável pelo grande insucesso que se adivinha ao nosso país.
Não há destino melhor para Portugal? Temos de aturar estes incompetentes e arrogantes?
Portugal só terá sucesso e progresso económico quando o PS e toda a esquerda forem reduzidos a uma expressão eleitoral insignificante.
Apesar de tudo, sou optimista e tenho muita esperança na geração entre os 25 e os 35 anos. Há lá muita gente qualificada que vai endireitar o nosso país, mas não pela esquerda. Essa geração, felizmente com poucas matrizes ideológicas, vai ter preocupações de natureza económica e financeira e são eles a nossa esperança dentro de 10-15 anos.
Digo 10/15 anos, porque é o tempo previsível para o fim do rigor financeiro a que estaremos sujeitos, ou seja a duração da austeridade, segundo os economistas mais avisados.
Até lá temos de aturar os Costas, Os Marcelos, Os Ferros, o 44 e Cª, os Alegres, os Louçãs e as suas duas marionetes Catarina § Mortágua, os Boaventuras, os Jerónimos, os Mários Nogueiras, os Centenos, os Soares, os Arménios Carlos, as Avoilas e tanta gentinha do PS que só pensa no poleiro e alguns do PSD, mas sobretudo do PS que ainda sonham com utopias.
Querem ver miséria? Vejam a fome do povo venezuelano, um país cheio de petróleo e de muitas outras riquezas naturais. Vão a Cuba e vejam a pobreza do povo cubano.
Deixem-nos em paz com os "amanhãs que cantam" e desapareçam. Não fazem falta à nossa democracia.
Viva a democracia, viva a liberdade. Vivam os portugueses, povo humilde e trabalhador.
VIVA O ANTICOMUNISMO.
Ao Zé da Mula
O seu Nick fica-lhe bem! A Mula que resulta co cruzamento do cavalo com o BURRO foi um animal de grande utilidade noutros tempos . O mesmo não se pode dizer de tão abjecta figura como o tal de salazar com s pequeno obviamente.
Quanto ao resto e permita-me ser franciscano, o irmão Mula diz pouco e mal . Creio que o irmão Burro seria sem dúvida alguma mais eloquente e assertivo que o irmão Mula. Curioso é promover o Marcelo a comunista.Quanto ao resto e permita-me ser franciscano, o irmão Mula diz pouco e mal . Veja lá que também temos uma papa comunista não acha? O irmão mula deve sofrer qualquer trauma de infância, ou não tem cumprido com! a medicação!
Mas não se preocupe, Todos nós rezaremos por si e pediremos ao deus das mulas que o tenha no eterno descanso nos paraíso dos asininos