In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2015

MJ: reformas no setor são “referência” internacional

  • PDF

A ministra da Justiça afirmou, segunda-feira à noite, que as reformas dos últimos quatro anos no setor são "uma referência" internacional sendo apontadas pela União Europeia com um "modelo a seguir".

"Passamos de um país em que a justiça era vista como entrave, para um país de referência. Portugal foi indicado, depois das reformas que fez na área da justiça, como modelo a seguir pela responsável da União Europeia. Neste momento nós temos não só pedidos para replicarmos as reformas que fizemos na área da justiça como temos já resultados visíveis, e numa área onde estava tudo por fazer", sustentou Paula Teixeira da Cruz. A governante falava numa conferência intitulada "Reforçar e Defender a Soberania no Estado de Direito", promovida pelas distritais do PSD e CDS de Viana do Castelo.

Adiantou ter "muito orgulho" do "legado" que o governo PSD/CDS vai deixar ao país nesta área. "Não sou só eu que o digo. É a nível internacional que nos pedem para nos deslocarmos, não temos tempo sequer para isso, para explicar como fizemos as reformas", disse.

Como exemplos apontou a maior celeridade da justiça afirmando que "por cada processo que entra" nos tribunais portugueses "resolvem-se 1,7 ou 2″ que, "pela primeira vez os magistrados passaram a ter prazos, os tribunais objetivos e, conselhos de gestão", introduzido "responsabilidade e especialização" no sistema, que os cerca de "52% dos processos das empresas que se encontram em situação de insolvência se resolvem por acordo no âmbito do Programa Especial de Realojamento (PER), salvando milhares de postos de trabalho".

A luta "sem fim" contra a corrupção, o enriquecimento ilícito, a "colocação da vítima no centro do direito penal", e a lista de agressores sexuais de menores, foram outros dos exemplos que apontou.

"A primeira iniciativa da última presidência da União Europeia foi reunir todos os embaixadores em Portugal pedindo a Portugal que explicasse as reformas que fez. Todos os países da União Europeia mais a Sérvia e a Turquia. O que significa que nos podemos orgulhar de ter hoje uma justiça de referência. Dir-me-ão não se faz sentir ainda muito. Todas as grandes reformas levam tempo a fazer-se sentir", disse.

Para Paula Teixeira da Cruz, a justiça que existia em Portugal "era opaca", com "legislação avulsa, dispersa, que servia para complicar", e hoje, é uma justiça "aberta". "É claro que isto bateu em muitos interesses, eu não ignoro isso, mas só poderia ser feito connosco porque nós estamos livres, muito livres daquilo que foi o simbolismo dos governos socialistas", frisou.

Além da ministra da Justiça a iniciativa partidária contou ainda com a participação do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar Branco, e do secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida.

Observador | 30-06-2015

Comentários (4)


Exibir/Esconder comentários
...
Se é este, segundo a ministra da Justiça, o modelo a seguir, e que o mesmo é uma referência, então está tudo dito...! Que tristeza....!
Indignado , 30 Junho 2015 - 18:18:21 hr.
...
Eu melhor dizia Senhor Indignado. Que marasmo. Que m...a de reforma que até cheira a estruída.
Lopes Marcelo , 01 Julho 2015 - 09:17:10 hr. | url
Se o elogios
Se os elogios vêm desta União Europeia, eu vou escolher outros modelos bem longe daqui!
Alguém sabe a que horas falou a srª ministra?
Perplexo , 03 Julho 2015 - 00:47:11 hr.
...
Não critiquem a Senhora Ministra. Tem toda a razão. As reformas são referência internacional para aquilo que não se deve fazer.
Galloper , 04 Julho 2015 - 18:33:56 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2015, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2015.Para aceder aos conteúdos...

Relatório de gestão da comarca de Lisboa revela falta de dinheiro para impressoras, papel higiénico, envelopes e lâmpada...

Mudança ignorou dúvidas de constitucionalidade levantadas pelos dois conselhos superiores dos tribunais, pela Associação...

Portugal assinala 30 anos de integração europeia a 1 de Janeiro, e três décadas depois de ter aderido à então Comunidade...

Últimos comentários

Atualidade Sistema Político MJ: reformas no setor são “referência” internacional

© InVerbis | Revista Digital | 2015.

Arquivos

• Arquivos 2012 | 2013 |2014 |
Arquivo 2007-2011
Blog Verbo Jurídico
(findo)

Sítios do Portal Verbo Jurídico