In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2015

Cavaco adia sessão do ano judicial para depois das eleições

  • PDF

O Presidente da República decidiu adiar para depois das eleições legislativas a cerimónia de abertura do ano judicial, que a nova lei de organização dos tribunais prevê que passa a realizar-se em Setembro. O atual momento político, de pré-campanha para as eleições de 4 de outubro, explicam a decisão do Chefe do Estado, a quem cabe presidir à sessão solene, que até agora sempre se realizou em janeiro.

Estava previsto que a cerimónia fosse no próximo dia 16, a data planeada pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henriques Gaspar, o anfitrião da cerimónia. Entretanto, o STJ informou que teria de ser deignada nova data, por motivos de agenda do Presidente da República.

Em nota entretanto enviada à Lusa, a Presidência da República veio esclarecer tudo: "Cabendo ao Presidente da República marcar a data da abertura solene e perante a proximidade da campanha para as eleições da Assembleia da República, foi considerado conveniente marcar a cerimónia para uma data imediatamente subsequente à realização do ato eleitoral". Essa data será anunciada em breve.

Na mesma nota, a Presidnência salienta que a lei da reforma judiciária, introduzida pelo atual Governo, só determina que o ano judicial tenha início a 1 de Setembro: "A cerimónia de abertura solene do ano judicial não tem uma data estabelecida por lei".

Ana Paula Azevedo | SOL | 04-09-2015

Comentários (4)


Exibir/Esconder comentários
...
O Presidente da República está mesmo com medo da justiça ?
Será que vivemos mesmo em democracia ?
Este senhor se a determinado momento foi escorraçado do governo do qual era primeiro ministro por algum motivo foi mas parece que o povo depressa se esqueceu e colocou-o no altar da Presidência da República.
A memória é mesmo muito curta.
Ai Ai , 06 Setembro 2015 - 16:04:13 hr.
poder
CONFESSO QUE não encontro a norma legal que dá este poder ao sr p.r.
abc , 06 Setembro 2015 - 18:47:21 hr.
...
Para lá ir dizer asneiras mais vale assim. E entretanto, certamente que promulgará mais um aumento para os amigos, agora do INE... todos iguais, mas, como sempre, uns mais que outros.
eu vi um sapo, lá-lá-lá , 07 Setembro 2015 - 16:15:06 hr.
...
Mas vocês ainda dão trela ao que diz o Cavaco Silva? Já agora para que serve a abertura do ano judicial, a não ser para alguns se irem espavonear com os seus galhardões?
Manuel Fonseca , 10 Setembro 2015 - 09:26:44 hr. | url

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2015, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2015.Para aceder aos conteúdos...

Relatório de gestão da comarca de Lisboa revela falta de dinheiro para impressoras, papel higiénico, envelopes e lâmpada...

Mudança ignorou dúvidas de constitucionalidade levantadas pelos dois conselhos superiores dos tribunais, pela Associação...

Portugal assinala 30 anos de integração europeia a 1 de Janeiro, e três décadas depois de ter aderido à então Comunidade...

Últimos comentários

Atualidade Sistema Político Cavaco adia sessão do ano judicial para depois das eleições

© InVerbis | Revista Digital | 2015.

Arquivos

• Arquivos 2012 | 2013 |2014 |
Arquivo 2007-2011
Blog Verbo Jurídico
(findo)

Sítios do Portal Verbo Jurídico