In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2015

Procuradora expulsa com 600 casos atrasados

  • PDF

Expulsa da Justiça por 600 atrasos. Conselho Superior do Ministério Público diz que procuradora-adjunta não agilizou os processos e teve um desempenho extremamente negativo.

Uma procuradora-adjunta do Ministério Público foi condenada a uma pena de aposentação compulsiva por ter provocado, entre 2011 e 2014, atrasos em mais de 600 processos judiciais. A magistrada estava nessa altura colocada num Tribunal de Pequena Instância Criminal da Comarca de Lisboa.

A procuradora-adjunta, de 50 anos, que já tinha sido transferida para outro tribunal, já contestou a condenação. Neste momento, está suspensa de funções, situação que se irá manter por decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA), em acórdão do final de outubro.

A procuradora já tinha sido condenada, entre 2007 e 2009, a duas penas de multa e a uma pena de inatividade durante dois anos, também por atrasos. "Revelou um desempenho extremamente negativo, por falta de assiduidade, análise superficial das questões, falta de qualidade e rigor técnico e atrasos", lê-se no acórdão do STA, que manteve a suspensão. Na condenação, o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) considerou que a magistrada causou graves prejuízos aos cidadãos. Tinha a seu cargo casos de pequena criminalidade, que deveriam ser julgados em processos sumários. Em algumas situações, esteve mais de quatro meses sem proceder a qualquer diligência, o que impediu que as pessoas fossem julgadas por aquela via e que, consequentemente, levassem muito mais tempo a resolver os seus problemas com a Justiça.

PORMENORES
2009 foi o ano em que a procuradora-adjunta foi condenada a uma pena de inatividade. Nessa altura, tal como agora, teve a classificação de medíocre.

PROBLEMAS PESSOAIS
A magistrada contestou já a pena e invocou uma série de problemas pessoais. Para o CSMP, os seus antecedentes foram fundamentais.

Ana Isabel Fonseca | Correio da Manhã | 02-11-2015

Comentários (0)


Exibir/Esconder comentários

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2015, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2015.Para aceder aos conteúdos...

Relatório de gestão da comarca de Lisboa revela falta de dinheiro para impressoras, papel higiénico, envelopes e lâmpada...

Mudança ignorou dúvidas de constitucionalidade levantadas pelos dois conselhos superiores dos tribunais, pela Associação...

Portugal assinala 30 anos de integração europeia a 1 de Janeiro, e três décadas depois de ter aderido à então Comunidade...

Últimos comentários

Forense Magistrados: Ministério Público Procuradora expulsa com 600 casos atrasados

© InVerbis | Revista Digital | 2015.

Arquivos

• Arquivos 2012 | 2013 |2014 |
Arquivo 2007-2011
Blog Verbo Jurídico
(findo)

Sítios do Portal Verbo Jurídico