In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2015

ASJP pede ao PSD um "pacto para a justiça"

  • PDF

A Associação Sindical dos Juízes Portugueses propôs hoje ao PSD um "pacto de regime" para a justiça, que os sociais-democratas acolheram, considerando a proposta uma validação das reformas efetuadas pelo Governo na área.

"Quisemos apresentar um projeto no qual queremos começar a trabalhar para a justiça. Queremos tirar a justiça do plano partidário e pormos a justiça no plano suprapartidário, apelando a todos os partidos políticos que entrem num diálogo alargado e seja possível um pacto para a justiça", disse à Lusa Maria José Costeira, presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses.

A associação esteve reunida durante mais de hora e meia na sede do PSD, em Lisboa, num encontro a pedido da estrutura representativa dos juízes, cuja direção tomou posse recentemente, tendo proposto reuniões a todos os partidos com representação parlamentar.

"A justiça é um pilar do Estado Direito, é suprapartidária, deve ser tratada em termos de consensos alargados. Tudo o que seja uma questão de fundo relacionada com a justiça deve ser tratada com o maior consenso político e não se fazerem grandes reformas ou alterações ao sistema sem um consenso alargado", sublinhou Maria José Costeira.

A associação foi recebida pelo vice-presidente coordenador da Comissão Política Nacional e porta-voz do PSD, Marco António Costa, e pela vice-presidente do partido Teresa Leal Coelho.

À Lusa, Teresa Leal Coelho considerou a proposta da Associação Sindical dos Juízes como um voto de confiança na "reforma profundíssima" que considera ter sido feita nos últimos quatro anos, para "que não venha a ser destruída no futuro precisamente por os ciclos eleitorais poderem trazer recuos ou tentativas de marca própria no setor da justiça".

"A associação tem a pretensão de, em outubro, deste ano apresentar um balanço da reforma e vem, antes das eleições manifestar esta preocupação de que as reformas já introduzidas possam ser corrigidas no que há a corrigir mas que não sejam desmontadas, destruturadas", declarou.

A conclusão até ao final da legislatura do estatuto dos magistrados judiciais e a reforma dos tribunais administrativos e fiscais foi outra das expectativas expressas pela estrutura representativa dos juízes.

Quanto a um pacto de regime para o setor, Teresa Leal Coelho sublinhou que "é um apelo que o PSD recebe muito bem, tem essa responsabilidade, já deu provas no passado e manterá essa posição".

Notícias ao Minuto | 29-05-2015

Comentários (5)


Exibir/Esconder comentários
...
Vejo que a DN da ASJP se desdobra em audiências, em propostas de pactos de regime para a justiça, etc.. Tudo muito bem. Mas pergunto: e os assuntos de índole verdadeiramente sindical, que interessam aos associados? O que é que foi feito? Não devíamos estar já a ver resultados?
Indignado , 29 Maio 2015 - 18:32:40 hr.
...
Boa iniciativa da ASJP. Não faz mal sonhar, mas não devemos contar com o PS do Costa. Se este partido for Governo irá desfazer tudo o que foi feito na área da Justiça. Já o fizeram no passado, destruindo os Tribunais de Círculo e a reforma da Justiça feita pelo Laborinho Lúcio. O responsável foi Vera Jardim.
Juiz ou MºPº que se preze e que tenha memória, jamais deverá votar neste PS, recuperado pelo Costa com o regresso dos "socráticos" e da velhada da maçonaria.
Mal por mal, que ganhe esta coligação que tem mais respeito pelos juízes e pelos magistrados do MP. Além disso, tirou o país da bancarrota e fez com o mesmo crescesse a taxas de crescimento impensáveis há 2/3 anos. Ainda hoje o INE informou que no primeiro trimestre de 2015 a taxa de crescimento foi de 1,5%. Fantástico!
Quando o Costa disse aos chineses que o país está melhor hoje do que estava em 2010, falou a verdade e apreciei a sua sinceridade. Depois a velhada socrática e maçónica caiu-lhe em cima e o homem repetiu justificações e mais justificações. Não se pode confiar nesta gente.

Se o Costa ganhar os juízes e o MP " vão pagá-las". Ai vão vão. Quem se mete com o PS leva. E eu levo muito a sério esta ameaça. Já o fizeram por causa do caso Casa Pia e vão fazê-lo agora por causa do recluso 44, se o povo lhe der os votos.

Força, Drª Maria José Costeira, não ceda e não tenha medo, mas em relação ao PS só há uma maneira de lidar com essa gente: olho no burro e outro no cigano.


Mendes de Bragança , 29 Maio 2015 - 19:13:28 hr.
...
Pouco ou nada tenho ligado a esta página e menos à actividade da sindicata... e vejo que nada perdi. Novos dirigentes, velhos costumes. Preocupam-se com as grandes teses que comandam o mundo mas do que deveriam curar esquecem. Veja-se o que vai acontecendo ao nosso redor com os militares, os polícias,, etc. etc. e está tudo dito.
Sun Tzu , 29 Maio 2015 - 23:30:48 hr.
...
a asjp é inútil, devido ao facto de os agentes do mp estrarem equiparados aos juízes do ponto de vista socioprofissional.
abc , 30 Maio 2015 - 11:03:14 hr.
...
Ó Senhor Sun Tzu, você não vê que esses que o Senhor enumera são cidadãos comuns. A ASJP só quer é Ilustres.
Oliveira Raimundo , 30 Maio 2015 - 11:13:22 hr. | url

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2015, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2015.Para aceder aos conteúdos...

Relatório de gestão da comarca de Lisboa revela falta de dinheiro para impressoras, papel higiénico, envelopes e lâmpada...

Mudança ignorou dúvidas de constitucionalidade levantadas pelos dois conselhos superiores dos tribunais, pela Associação...

Portugal assinala 30 anos de integração europeia a 1 de Janeiro, e três décadas depois de ter aderido à então Comunidade...

Últimos comentários

Forense Magistrados: Juízes ASJP pede ao PSD um "pacto para a justiça"

© InVerbis | Revista Digital | 2015.

Arquivos

• Arquivos 2012 | 2013 |2014 |
Arquivo 2007-2011
Blog Verbo Jurídico
(findo)

Sítios do Portal Verbo Jurídico