Pedro Mourão - A estratégia está na moda! Parece que se descobriu um termo e um conceito novo. Só que o termo remonta à antiguidade ateniense e o conceito desde que o Homem se conhece! A sua conceptualização começou com os jogos de guerra, mas só o simples facto de se decidir ir ao cinema já encerra uma atitude estratégica.
Ao contrário do "superior" entendimento de "pensantes", o conceito não se encaixa, por si, em capacidades intuitivas. Puro engano. Afinal estamos perante uma ciência e arte, devidamente estruturada e teorizada de há muito e que se estuda! Ciência porque se compõe de um objecto preciso e arte por associada ao talento de um seleccionador de conduta, projectando-se aqui a sua maior ou menor capacidade intelectual.
É a ausência de uma estratégia ou a ignorância em a definir e mesmo em a utilizar, que dão aso a desilusões, senão mesmo a descalabros.
Vejamos por exemplo um processo negocial, onde por norma existe um ambiente de desacordo. Ambas as partes devem definir a sua estratégia, concebendo um plano, onde nomeadamente se equacionem modelos comportamentais daquele tipo de negociação, modalidade de acção e forma de acção (pacífica e não pacífica). Para tal devem-se utilizar as ferramentas que a estratégia fornece, de forma a se superarem os problemas e se exploraram eventualidades. Quem não o fizer, por ignorância, crença ou facilitismo, seguramente que verá todo esse processo esgueirar-se entre mãos.
Durante os últimos anos diversas corporações enlearam-se em processos negociais, nomeadamente na revisão dos seus estatutos. Agora os seus interlocutores estão em fim de mandato, tudo se esfumará... trazendo à tona os seus alívios e as fraquezas dos "grandes" líderes estratégicos! Afinal campeou a ingenuidade de uma estratégica empírica, dando origem aos "ingenestratos"!
O passo seguinte ao desaire será o recurso à semântica paliativa satisfazendo a crença e cegueira de seguidores, restando depois já tarde, tão só e apenas uma mão vazia e outra cheia de nada.
Pedro Mourão | Correio da Manhã | 28-03-2015
Comentários (4)
Exibir/Esconder comentários