In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

A cultura da irresponsabilidade

  • PDF

Luís Menezes Leitão - Um dos grandes problemas do nosso país é a forma complacente como se lida com a responsabilidade civil. De facto, os nossos tribunais adoptam habitualmente uma perspectiva miserabilista nas condenações, atribuindo indemnizações baixíssimas perante gravíssimos danos sofridos, em especial no caso dos danos corporais.

Recentemente o país descobriu que é possível um tribunal superior baixar a indemnização por uma mulher ter perdido a função sexual em resultado de negligência médica, por considerar que essa função deixa de ter relevância a partir de determinada idade. Infelizmente essa é a prática comum dos nossos tribunais, onde qualquer pretexto serve para baixar as indemnizações e se chega a atribuir indemnizações pela perda do direito à vida equivalentes ao valor de um carro de gama média. Isto com a agravante de, mesmo quando se consegue que na primeira instância se dê uma indemnização minimamente razoável, a mesma ser sistematicamente reduzida pelos tribunais superiores, o que só incita os lesantes e as suas seguradoras a esgotar todas as vias de recurso apenas no intuito de baixar os valores indemnizatórios.

Esta situação tem como resultado não apenas um enorme sofrimento para as vítimas, mas também a sensação de impunidade dos culpados, que se sentem protegidos por esta jurisprudência. Tivessem os tribunais mão pesada para as gravíssimas situações de negligência que ocorrem e esta cultura da irresponsabilidade deixaria de grassar no nosso país.

Luís Menezes Leitão, Professor da Faculdade de Direito de Lisboa | ionline | 21-10-2014

Comentários (1)


Exibir/Esconder comentários
...
Baixam indemnizações, baixam penas, etc. Assim fomentam expectativas e garantem que não falta trabalho.
Valmoster , 21 Outubro 2014 - 11:52:45 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2014, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2014.Para aceder aos conteúdos...


O número de funcionários judiciais diminuiu 9,9 por cento em seis anos, enquanto os magistrados do Ministério Público au...

A partir de 1 de janeiro, os médicos vão recuperar os 20% tirados ao pagamento do trabalho extraordinário. ...

Últimos comentários

Opinião Artigos de Opinião A cultura da irresponsabilidade

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico