In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

Bastonária dos advogados não atende chamadas

  • PDF

"O estado de apreensão que a Ordem dos Advogados (OA) vive deve ser rapidamente alterado para um estado de ação". As palavras são de Ricardo Candeias, advogado que se demitiu do cargo de presidente da Comissão Nacional de Avaliação, no passado dia 15, e constam da sua carta de renúncia, a que o CM teve acesso.

A contestação à bastonária Elina Fraga está a aumentar no seio da OA e, nos últimos tempos, pelo menos cinco dirigentes, entre os quais Vítor Marques Moreira – que integrou as listas da bastonária – abandonaram os respetivos cargos.

Na carta de renúncia, Ricardo Candeias explica que deixou de existir confiança e adianta que tentou esclarecer uma situação junto de Elina Fraga, "mas, como tem sido hábito, a senhora bastonária não atende chamadas, não comunica". O advogado de Coimbra refere ainda que, apesar de ter discordado de algumas políticas prosseguidas pelo Conselho Geral, sempre manteve uma atitude de solidariedade "por questões de lealdade institucional". No entanto, acrescenta Ricardo Candeias, "facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça não se faz por email ou por posts".

"Os cidadãos esperam da Ordem soluções. A oportunidade era única. E a OA desperdiçou-a", conclui o advogado.

Além de Ricardo Candeias, já houve três demissões no Instituto de Acesso ao Direito e saiu também o presidente do Instituto dos Advogados de Empresa, Vítor Marques Moreira, que foi o candidato de Elina Fraga ao Conselho Distrital de Lisboa.

Segundo apurou o Correio da Manhã, devido à situação atual da Ordem, há um grupo de advogados a reunir apoios para requerer a convocação de um congresso extraordinário para discutir a política que tem sido seguida. O Correio da Manhã tentou, sem sucesso, contactar Elina Fraga.

Ana Luísa Nascimento | Correio da Manhã | 25-09-2014

Comentários (3)


Exibir/Esconder comentários
...
É uma fidelissima sucessora do anterior bestonário. A continuar assim ainda vai ser cabeça de lista no novo partido.
Valmoster , 25 Setembro 2014 - 12:37:34 hr.
...
Ouvi a bastonária no programa do show televisivo Prós e Contras. Francamente, que falta de nível, que p******a, que populista, que demagoga.
Uma mulher sem interesse e sem classe.
Sepúlveda , 25 Setembro 2014 - 20:33:12 hr.
...
Caro Valmoster, olhe que não, olhe que não...
Pé de Vento , 26 Setembro 2014 - 08:16:24 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2014, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2014.Para aceder aos conteúdos...


O número de funcionários judiciais diminuiu 9,9 por cento em seis anos, enquanto os magistrados do Ministério Público au...

A partir de 1 de janeiro, os médicos vão recuperar os 20% tirados ao pagamento do trabalho extraordinário. ...

Últimos comentários

Forense Profissionais Liberais: Advogados Bastonária dos advogados não atende chamadas

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico