In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

Citius tem "buraco negro" onde se acumulam processos

  • PDF

A bastonária da Ordem dos Advogados alertou hoje que há um "buraco negro" no Citius, onde se estão a acumular as acções que entraram na plataforma informática depois de 15 de Setembro, mas que não são recebidas, nem distribuídos, nos tribunais.

"Há um buraco negro onde se estão a acumular os processos novos", declarou Elina Fraga à agência Lusa, explicando que os advogados conseguem imprimir o documento que confirma a entrega da acção no Citius, mas quando telefonam para o tribunal, o funcionário judicial diz que "não consegue ver se a peça está lá", nem fazer a sua distribuição a um juiz.

Segundo a bastonária, as acções novas não estão a ser distribuídas e esta anomalia contraria o recente comunicado do Ministério da Justiça a informar que, a partir de 15 de Setembro, o Citius estava apto a tramitar os processos novos que dessem entrada no sistema naquela data.

"Pretende-se dar a aparência que o Citius estava em colapso", observou Elina Fraga. Relativamente ao entendimento da ministra que não vão ocorrer prescrições por causa das anomalias do Citius, a bastonária diz que é "mentira" e adverte que existe o risco de prescreverem milhares de coimas resultantes de contra-ordenações salientando que existe o mesmo risco com os processos-crime.

Além disso, segundo o presidente da Câmara dos Solicitadores, este mês deviam ter entrado no Citius e serem distribuídos pelos agentes de execução perto de uns "12 a 15 mil processos" e quinta-feira tinham entrado apenas 5 mil.

ionline | 20-09-2014

Comentários (3)


Exibir/Esconder comentários
...
Penso que é obra do porteiro e da senhora que limpa o pó nas secretárias... Devem ser despedidos!
Sun Tzu , 22 Setembro 2014 - 10:49:29 hr.
Linhas de pesca
A senhora bastonária quer surfar a onda que se lhe ofereceu. Marinho Pinto pôs a Ordem fora da reforma... porque sim! E ela foi atrás, porque sim! Mas o crash do CITIUS não é "a reforma"... A senhora mostra que não é séria quando misturando as coisas pretende que ela é que tinha razão... Não. Não tinha. Em quê? Porquê? Porque o sistema informático colapsos!? Não nos iludamos. Ela é apenas uma pobre extensão do populismo que há já mais de meia dúzia de anos capturou a Ordem dos Advogados. Pobre Ordem...
Rob Roy , 22 Setembro 2014 - 22:47:20 hr.
...
Ontem vi-a no programa dos Prós e Contras. A mulher transmite ódio, raiva contra tudo e contra todos, frustrações acumuladas e sei lá que mais. É mesmo o M. e Pinto de saias.
Que falta de nível.
É assim que os advogados portugueses se sentem representados?
Sepúlveda , 23 Setembro 2014 - 13:24:55 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2014, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2014.Para aceder aos conteúdos...


O número de funcionários judiciais diminuiu 9,9 por cento em seis anos, enquanto os magistrados do Ministério Público au...

A partir de 1 de janeiro, os médicos vão recuperar os 20% tirados ao pagamento do trabalho extraordinário. ...

Últimos comentários

Forense Profissionais Liberais: Advogados Citius tem "buraco negro" onde se acumulam processos

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico