In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

Apenas dois tribunais cumprem requisito para fecharem

  • PDF

Bastonária da Ordem dos Advogados reuniu-se com Paula Teixeira da Cruz para manifestar as preocupações em relação à Reorganização Judiciária em curso.

A bastonária da Ordem dos Advogados (OA), Elina Fraga, disse esta segunda-feira, em Lisboa, que segundo os dados da OA há apenas dois tribunais em Portugal com menos de 250 processos pendentes, um dos requisitos definidos pelo Ministério da Justiça para o encerramento.

Elina Fraga falava à imprensa à saída de uma reunião com a ministra Paula Teixeira da Cruz, a quem foi apresentar cumprimentos enquanto bastonária da Ordem e com quem se reuniu para manifestar as preocupações em relação à Reorganização Judiciária em curso.

A OA considera "um grave retrocesso, porque se encerram 47 tribunais; vinte são efetivamente encerrados e 27 são transformados em secções de proximidade".

Segundo os dados da Ordem dos Advogados, os tribunais que cumprem os requisitos do Ministério da Justiça são apenas os de Fronteira e Monchique, disse Elina Fraga.

Menos de 250 processos pendentes por ano e condições rodoviárias/transporte para as populações, face ao volume processual diminuto, que não justifica a conversão para uma secção de proximidade, são os critérios objetivos do MJ para encerrar os tribunais.

Questionada sobre as razões da diferença entre os dados do Ministério e os da Ordem, Elina Fraga disse deverem-se "à não contabilização de um conjunto de processos".

MUNICÍPIOS DO DOURO AVANÇAM COM PROVIDÊNCIA

Os cinco municípios do Douro afetados pelo fecho de tribunais anunciaram, esta segunda-feira, que vão avançar com providências cautelares e que ponderam abandonar as comissões de proteção de crianças e jovens (CPCJ) e avançar em protesto contra a medida.

Os presidentes das câmaras de Armamar, Mesão Frio, Murça, Sabrosa e Tabuaço reuniram hoje, em Vila Real, com a direção da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), para analisar a reforma judiciária anunciada na semana passada.

"A CIM Douro entendeu rejeitar liminarmente esta reforma do mapa judiciário, entendendo também que o Douro já contribui há muito tempo para um sistema de justiça equilibrado", afirmou aos jornalistas o presidente da organização, Francisco Lopes.

Dos 20 tribunais que vão encerrar em Portugal, cinco, ou seja, 25%, localizam-se no Douro, território que vai ver ainda duas comarcas a passarem a secção de proximidade, nomeadamente São João Da Pesqueira e Carrazeda de Ansiães.

Nos municípios durienses, não existem tribunais em Santa Marta de Penaguião, Tarouca, Sernancelhe e Penedono.

"Resultaria assim que, dos 19 municípios da CIM Douro, apenas oito passariam a estar servidos por tribunais", salientou o também presidente da Câmara de Lamego (PSD).

Correio da Manhã | 11-02-2014

Comentários (4)


Exibir/Esconder comentários
...
"Em termos «micro», ou seja em cada um dos tribunais, o presidente da ASJP disse não ter tido ainda acesso à forma como serão distribuídos os juízes". Ora, se não teve acesso, não era melhor estar calado antes de elogiar o que pode ser um desastre total? E se não teve acesso, acha normal que nesta fase não saiba ainda de nada? Acha normal que os interessados não saibam de nada? Acha normal que o CSM não saiba de nada? Enfim....
Incrédulo , 11 Fevereiro 2014 - 15:02:40 hr.
...
Fechem o Tribunal de Badajoz e de Vigo...
old & tired , 12 Fevereiro 2014 - 04:31:28 hr.
...
Fecham-se tribunais recem construidos, com optimas instalações; por outro lado acumulam-se noutros tribunais pequenos, sem o minimo de condições os processos que vieram dos referidos em 1º lugar. Que raio de critério é este? economocista não é concerteza, justo muito menos. Apenas há uma justificação, os interesses dos lobies instalados!
Pe de vento , 12 Fevereiro 2014 - 12:07:03 hr.
Submarinos...
Ah grandes juízes e justiça portuguesa....assim é que é...todos absolvidos...um espectáculo....os culpados são os oficiosos se calhar...esses ainda pedem justiça...agr vocês aplicam a injustiça....

sociedades de advogados por de trás de tudo....portas...etc....parabéns...Portugal e juiizes no seu melhor.
Francisco , 14 Fevereiro 2014 - 17:09:58 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

O Supremo Tribunal Administrativo fixou jurisprudência a rejeitar providências cautelares contra o novo mapa judiciário,...

O que é uma embaixada? Foi em torno da precisão deste conceito que se decidiu uma das batalhas judiciais em disputa entr...

Um erro das Finanças. Mais de três dezenas de pareceres, relatórios de quatro comissões. Mas só o parlamento açoriano fe...

O banco norte-americano vendeu mais de 4 milhões de ações do BES no passado dia 23 de julho, ou seja poucos dias antes d...

Últimos comentários

Forense Profissionais Liberais: Advogados Apenas dois tribunais cumprem requisito para fecharem

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico