In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

Estado já pagou maioria da dívida a advogados oficiosos

  • PDF

O Ministério da Justiça já pagou 17 milhões de euros que devia aos advogados oficiosos. Segundo a titular da pasta da Justiça, Paula Teixeira da Cruz garantiu no Parlamento que este valor foi pago no dia 31 de janeiro. "Falta agora apenas um milhão em dívida a ser pago no dia 15 de fevereiro."

Ontem, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Liberdades e Garantias, Paula Teixeira da Cruz avançou com algumas das medidas previstas para os próximos meses. O reforço de 80 magistrados para os quadros dos tribunais foi garantido já para setembro: "metade para os tribunais comuns - 20 magistrados judiciais e 20 do Ministério Público - e os restantes 40 para a jurisdição administrativa. O processo penal também será alvú de futuras alterações, nomeadamente no regime de prova.

"Acho um perfeito absurdo a perda de prova ao fim de 30 dias sem realização de diligências", explica Paula Teixeira da Cruz, prometendo alterações no que respeita a situações de doença grave ou morte de juizes titulares de processos. Para 2014, a ministra garante ainda alterações ao nível dos tribunais administrativos: alteração do Estatuto dos Magistrados, criação de um Código de Conduta e a revisão da legislação nesta área.

A audição ficou marcada por um incidente protagonizado pelo deputado socialista Jorge Lacão, que preencheu 59 minutos da audição para expor um balanço do mandato de dois anos e meio deste Executivo. O presidente da comissão, Fernando Negrão, pediu que terminasse mas o deputado socialista não acatou a sugestão, apesar das críticas dos deputados presentes.

Filipa Ambrósio de Sousa | Diário de Notícias | 05-02-2014

Comentários (10)


Exibir/Esconder comentários
...
Boa recebi € 350,00 de 2 processos. Pouco deu para as despesas...mas teimam em dizer que enriquecemos com apoio judiciário...
Andreia , 05 Fevereiro 2014 - 12:18:49 hr.
...
€ 350,00 de 2 processos !!!!!!!!!

Eu recebo 2.568 euros mensais por mais de 2400 processos da minha responsabilidade e o meu trabalho não se limita a pedir justiça e a receber notificações do trabalho feito por outros.
Contribuinte espoliado , 05 Fevereiro 2014 - 16:35:04 hr.
...
Caro contribuinte espoliado, não dispare tanta raiva nem fúria...estes 2 processos estavam pedidos há imenso tempo, envolveram 4 idas a tribunal, 6 deslocações, telefonemas, trabalho, papel, luz...e outras coisas que não quer entender. Fora as reuniões com os oficiosos que demoraram algumas horas...2 processos de mais de um ano e maio...
Você não mexe com certeza em 2.400 processos...ou se mexe limita-se a copiar e a debitar matérias...
O Vosso português tem descido a olhos vistos...Só uma nota, cuidado com os erros ou falta de palavras nas sentenças.
bj
Andreia , 05 Fevereiro 2014 - 18:21:07 hr.
...
O Contribuinte espoliado, deve ter 2400 processos...mas no total de anos de serviço, mesmo assim tenho dúvidas. Ganha 2568 euros mensais, tem de colocar as regalias e os subsídios de tudo e mais alguma coisa... os outros quase que pagam para ganhar algum.
Claro que se ganhasse assim tanto seria advogado e não juiz, para mais com 2400 processos, coitado nem dormir deve...
Tanga e tanga é o que lhe digo...
António , 05 Fevereiro 2014 - 19:52:34 hr.
...
Já estou a ver para onde vão os meus 4 meses de corte.
desbocado , 06 Fevereiro 2014 - 01:34:42 hr.
...
Desbocado, devem ir para onde sempre vão...
Funcionários públicos pagos em excesso...ou então...para sociedades de advogados munidos pela lei pública e o famoso ajuste directo.
Quando não sabem o que dizer mais vale estarem calados.
Francisco , 06 Fevereiro 2014 - 12:11:39 hr.
...
Voltando aos 2400 processos sob responsabilidade era importante saber esclarecer quantos actos mensais dizem "Ao MP" ou "Visto". Afinal esses têm menos letras que o citado "Peço Justiça"! smilies/grin.gif
XXX , 06 Fevereiro 2014 - 13:54:27 hr.
...
Sr. Contribuinte espoliado, pelo seu comentário não duvido que seja uma pessoa mesquinha, e sobretudo com uma grande falta de valores morais, o cargo que sugere ocupar deveria ser revisto....
Pe de vento , 06 Fevereiro 2014 - 15:06:04 hr.
escravidão camuflada
A cerca de cinco meses que não recebo nada do apoio judiciário, tenho para receber do Estado mais de 7000 euros, incluindo processos antigos de 2005, onde a respetiva guia, que devia ser elaborada na altura pelo oficial foi esquecida por lapso e com a conivência do secretário do tribunal.

Esta situação de lapsos dos oficiais sucedeu em várias comarcas. Sucedeu a vários colegas e também colegas, das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Estranhamente também em muitos tribunais que vão desaparecer com o novo mapa judiciário.

Pergunto, onde andam as inspeções aos tribunais? Onde andam? Não deviam verificar estas situações?

Para onde foi os honorários a que temos direito que estranhamente nunca foi elaborada a respetiva guia nos processos, isto nos processos onde não se aplica o sinoa, ou seja, antes de Setembro de 2008?

Estou a ponderar com vários colegas recorrer a instâncias internacionais e ao tribunal constitucional. Já expomos a situação na OA.

Se isto não é escravidão é o que?

E ainda por aqui choram cortes?! Deviam estar na nossa situação, para ver a injustiça a que se chegou.

Esquecimentos destes são lamentáveis e estes consequentes atrasos, que mais não são se não formas de pressão contra os advogados que decidem fazer apoio judiciário e negar ao cidadão carenciado a justiça, direito constitucionalmente garantido.

É lamentável, que o tradutor receba logo o que tem direito no processo e os advogados oficiosos os oficiais simplesmente se esqueçam de efetuar a respetiva guia nos processos antigos antes de 2008.

assinado,

mais um escravo
joaquim , 07 Maio 2014 - 12:58:19 hr. | url
...
ora aí está! Os operadores judiciais a "brigarem" acerca de quem recebe mais quem recebe menos, deixem-se de comparações! Enquanto isso, este governo tira a cadeira a todos! Não abram os olhos, não.. que vai haver salários a descer, funções a desaparecer. Já começaram com os Oficiais de justiça, talvez a seguir sejam advogados, MPs e Juízes! Abram os olhos! Eles só querem agradar a troikas não querem saber da justiça.
cidadão , 01 Julho 2014 - 22:45:51 hr. | url

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

O Supremo Tribunal Administrativo fixou jurisprudência a rejeitar providências cautelares contra o novo mapa judiciário,...

O que é uma embaixada? Foi em torno da precisão deste conceito que se decidiu uma das batalhas judiciais em disputa entr...

Um erro das Finanças. Mais de três dezenas de pareceres, relatórios de quatro comissões. Mas só o parlamento açoriano fe...

O banco norte-americano vendeu mais de 4 milhões de ações do BES no passado dia 23 de julho, ou seja poucos dias antes d...

Últimos comentários

Forense Profissionais Liberais: Advogados Estado já pagou maioria da dívida a advogados oficiosos

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico