In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

Recomendado o uso de alternativas ao sistema Citius

  • PDF

O Grupo de Trabalho para a Implementação da Reforma da Organização Judiciária recomendou sexta-feira que os actos processuais sejam "praticados pelos meios alternativos legalmente previstos" até "à estabilização do sistema" Citius.

A recomendação foi feita após uma reunião extraordinária daquele grupo de trabalho, convocada para avaliar o impacto dos "problemas técnicos" detectados na plataforma de suporte à atividade dos tribunais, Citius, após o dia 1 de Setembro, data da entrada em vigor do novo mapa judiciário, e na sequência da transferências eletrónicas de mais de 3,2 milhões de documentos e 20 milhões de atos processuais.

As recomendações coincidem com outras feitas anteriormente, e no mesmo sentido, pela Direção-Geral da Administração da Justiça.

Reagindo à recomendação da comissão de acompanhamento, a Associação Sindical dos Juizes Portugueses (ASJP) considerou que a mesma é "o reconhecimento" das "falhas graves" detectadas no sistema informático.

Citado pela Lusa, o presidente da Associação Sindical dos Juizes, Mouraz Lopes, referiu que é urgente que se faça uma "avaliação" dos problemas ocorridos durante a primeira semana da reforma da organização judiciária, designadamente apurar se os atos processuais praticados no Citius desde 1 de Setembro se perderam ou não no sistema.

Associação dos juízes diz que recomendação é reconhecimento de "falhas graves".

Jornal de Negócios | 08-09-2014

Documento relacionado (fonte: dgaj.mj.pt):
pdfCitius - Recomendações do Grupo Trabalho Implementação Organização Judiciária

Comentários (7)


Exibir/Esconder comentários
...
smilies/grin.gif e qual é a alternativa? Desempacotar os processos todos e vasculhar um a um? E de que é que são os processos? Ainda não tem dono!
F13 , 08 Setembro 2014 - 20:39:59 hr.
...
E então ninguém fala dos prazos?
Como é, estão a correr?
Como é que se validam os actos urgentes, se não se localiza o processo?
Como se faz o registo do papel? de livro e manualmente?
Citius PLUS , 09 Setembro 2014 - 06:52:09 hr.
...
Caro Citius Plus é tudo feito à Lagardere
Ai Ai , 09 Setembro 2014 - 08:41:16 hr.
...
smilies/angry.gif hoje apercebi-me que a alternativa são 3 folhas em excel, uma para registar processos distribuídos, uma para registar papeis entrados e outra para o escrivão comunicar à administração da comarca os números, a inoperacionalidade do sistema e a produtividade do juiz e da secretaria, que por usa vez a comunica hierarquicamente.
F13 , 09 Setembro 2014 - 20:26:25 hr.
...
Mas a administração da comarca não tem acesso a esse números? Tem de os pedir?smilies/shocked.gif
ONDE ESTÁ O CITIUS? , 10 Setembro 2014 - 09:12:50 hr.
Estado de Citius
Urge, pois, nomear uma comissão, composta por cabeças pensantes, dividida em subcomissões especializadas, para reflectirem, ponderadamente, sobre a situação e, em prazo razoável, apresentarem diversas propostas alternativas para solucionar o problema, as quais atempadamente, deverão ser publicamente discutidas e, ouvidos - e escutados - como é usual, todos os "operadores judiciários", a Ex.ma Sr.ª Ministra, devidamente aconselhada, lerá atentamente e, a final, sabiamente, decidirá, tomando, estamos certos, a boa decisão.
A bem da nação.
Cidadão Preocupado , 10 Setembro 2014 - 13:03:55 hr.
...
"O Grupo de Trabalho para a Implementação da Reforma da Organização Judiciária recomendou sexta-feira que os actos processuais sejam "praticados pelos meios alternativos legalmente previstos" até "à estabilização do sistema" Citius."

OU SEJA,

Uns fazem a porcaria (políticos e seus boys) por populismo, barganha e INCOMPETÊNCIA e os magistrados e funcionários judiciais que desfaçam a porcaria que os outros fizeram.

Já agora, não esperam que se vá trabalhar fora de horas e aos fins de semana, pois não?
Zeka Bumba , 10 Setembro 2014 - 22:33:35 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2014, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2014.Para aceder aos conteúdos...


O número de funcionários judiciais diminuiu 9,9 por cento em seis anos, enquanto os magistrados do Ministério Público au...

A partir de 1 de janeiro, os médicos vão recuperar os 20% tirados ao pagamento do trabalho extraordinário. ...

Últimos comentários

Atualidade Tribunais Recomendado o uso de alternativas ao sistema Citius

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico