In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

Número de processos pendentes nos tribunais diminuiu 10%

  • PDF

No final de 2013 havia menos 168 mil processos pendentes nos tribunais judiciais de 1.ª instância do que no final do ano anterior, de acordo com os dados divulgados esta quarta-feira pela Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ).

Isto corresponde, segundo uma nota do Ministério da Justiça, a "uma diminuição de -9,8%, correspondente a uma taxa de resolução processual de 124,9%".

Em todo o universo de tribunais judiciais de 1.ª instância, houve mais processos que foram concluídos durante o último trimestre de 2013 (mais 3,2% em relação a 2012) do que processos a serem abertos (menos 19,4% face a 2012).

Havia, assim, no final do ano menos 168 mil processos em curso. "De assinalar que, desde os anos de 2006-2008, que não se observava uma redução de pendências e que desde 1994 que não se registava uma redução como esta, superior a 100 mil processos", ressalva a nota do gabinete da ministra Paula Teixeira da Cruz.

Acções executivas continuam a descer

Em relação às acções executivas cíveis, as estatísticas agora divulgadas confirmam a tendência que se tem vindo a verificar desde 2011. No último trimestre de 2013 houve uma redução de 3,8% de pendências em relação aos três meses anteriores, sendo que é o quinto trimestre consecutivo em que a taxa de resolução é superior a 100%. Isto é, em que há mais processos a findar do que processos a entrar.

A taxa de resolução de acções executivas foi de 202,1% nos últimos três meses do ano (o número de processos resolvidos foi o dobro do número de processos abertos). Isso correspondeu a menos 43.630 processos pendentes.

No mesmo período, a DGPJ verificou também que entraram menos 8% de processos de insolvência nos tribunais de 1.ª instância. Quanto aos processos especiais de revitalização, um regime criado em 2012 para ajudar à recuperação de empresas devedoras em situação económica difícil, o Ministério da Justiça destaca que no último trimestre de 2013 foram concluídos 422 destes processos, quase mais 600% do que no período homólogo de 2012, sublinhando que metade deles terminou por acordo entre as empresas devedoras e os seus credores.

Micael Pereira e Rui Gustavo | Expresso | 30-04-2014

Comentários (1)


Exibir/Esconder comentários
...
Sabemos como foi conseguido (designadamente, com baixas "administrativas" nas execuções), mas não deixa de ser positivo.
Alice de Marvila , 01 Maio 2014 - 09:34:33 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

O Supremo Tribunal Administrativo fixou jurisprudência a rejeitar providências cautelares contra o novo mapa judiciário,...

O que é uma embaixada? Foi em torno da precisão deste conceito que se decidiu uma das batalhas judiciais em disputa entr...

Um erro das Finanças. Mais de três dezenas de pareceres, relatórios de quatro comissões. Mas só o parlamento açoriano fe...

O banco norte-americano vendeu mais de 4 milhões de ações do BES no passado dia 23 de julho, ou seja poucos dias antes d...

Últimos comentários

Atualidade Tribunais Número de processos pendentes nos tribunais diminuiu 10%

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico