In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

Angola ganha processo contra o Fisco português

  • PDF

O que é uma embaixada? Foi em torno da precisão deste conceito que se decidiu uma das batalhas judiciais em disputa entre a República angolana e o Fisco português.

O Estado português quis cobrar IMI à embaixada de Angola, por instalações fora do edifício da Avenida da República, mas o Tribunal Central Administrativo do Sul não deixou: à luz do direito internacional, Portugal não pode cobrar impostos a países com quem tenha assinado a Convenção de Viena, concluiu o colectivo de juizes.

Na origem da contenda estiveram 13 fracções autónomas no Lumiar, compradas pela embaixada angolana, corria o ano de 1998. Chegados a 2011, o Fisco considerou que aquelas instalações não estão a ser usadas para as finalidades diplomáticas - a embaixada propriamente dita situa-se na Avenida da República e a lei manda que se conceda uma isenção ao chefe de missão (o embaixador) e às missões em Portugal (a embaixada). Estavam em causa cerca de 4.000 euros por ano em IMI e que, se fossem considerados devidos, se repetiriam todos os anos a favor dos cofres públicos. Mas depois de o tribunal tributário, em primeira instância, ter dado razão ao Estado, o tribunal superior reverteu a sentença e colocou-se do lado do queixoso.

A disputa gira em torno do artigo 23.° da Convenção de Viena, que prevê que "o Estado acreditante [neste caso Angola] e o chefe de missão [o embaixador] estão isentos de todos os impostos e taxas nacionais, regionais ou municipais sobre os locais da missão de que sejam proprietários ou inquilinos". Se parece não haver dúvidas sobre a identificação da residência do embaixador, já o conceito de "local de uma missão" - isto é, da embaixada podedar azo a interpretações diversas. Para o Tribunal Central Administrativo do Sul (TCAS) a "missão diplomática é o conjunto de pessoas nomeadas para um Estado, para exercer, sob a autoridade de um chefe de missão, funções de carácter diplomático, mas, na prática, significa o local onde as pessoas designadas pelo Estado acreditante trabalham". E os locais de missão representam "os edifícios, ou parte de edifícios, e terrenos anexos, seja quem for o seu proprietário, utilizados para as finalidades da missão".

Face a isto, o TCAS entende que se aplicam às fracções do Lumiar as mesmas regras que se aplicam às instalações da embaixada propriamente dita na Avenida da República - estão a salvo de qualquer tributação em território nacional.

Segundo o colectivo de juizes, liderado por Benjamim Barbosa, quando a Convenção de Viena estabelece uma isenção de todo e qualquer imposto às missões diplomáticas, nem sequer se está perante uma isenção no sentido estrito do termo. Está-se perante um "privilégio de direito internacional que impede que se estabeleça qualquer relação tributária em tudo o que diga respeito às missões diplomáticas". Dito de outro modo, o imposto nem sequer existe, não se podendo exigir o que não existe.

Este não é o único processo judicial que o Estado angolano mantém com Portugal. Num processo paralelo, a Autoridade Tributária e Aduaneira suspendeu igualmente a isenção de IMI à embaixada de Angola por ter detectado algumas dívidas fiscais por regularizar, numa operação que envolveu outros Estados. Este processo encontra-se ainda para decisão, nos tribunais.

Elisabete Miranda | Jornal de Negócios | 05-08-2014

Comentários (2)


Exibir/Esconder comentários
Discutível...
A solução ditada pelo Tribunal e, no mínimo, discutível... Veremos como termina!
Hermano Mayor , 05 Agosto 2014 - 23:52:50 hr.
...
Será que o Estado angolano perde alguma ação contra o Estado português?
Zeka Bumba , 06 Agosto 2014 - 15:59:18 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

O Supremo Tribunal Administrativo fixou jurisprudência a rejeitar providências cautelares contra o novo mapa judiciário,...

O que é uma embaixada? Foi em torno da precisão deste conceito que se decidiu uma das batalhas judiciais em disputa entr...

Um erro das Finanças. Mais de três dezenas de pareceres, relatórios de quatro comissões. Mas só o parlamento açoriano fe...

O banco norte-americano vendeu mais de 4 milhões de ações do BES no passado dia 23 de julho, ou seja poucos dias antes d...

Últimos comentários

Atualidade Sistema Político Angola ganha processo contra o Fisco português

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico