As eleições europeias vão ter um custo aproximado de cerca de 8,5 milhões de euros, menos 1,2 milhões do que as realizadas em 2009, avançou ao JN fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).
Apesar do reforço tecnológico feito no ano passado, para as eleições autárquicas - que se revestiram de particular complexidade devido à reforma administrativa - a PT volta a ser contratada para ajudar na recolha dos resultados. A parcela de despesa é de 150 mil euros.
A recolha de dados será feita no Centro de Recolha de Resultados Eleitorais, da Direção-Geral da Administração Interna (DGAI), situado no edifício do SEF, em Oeiras. É a chamada "sala de situação", que hoje à tarde é visitada pelo ministro Miguel Macedo.
Ao todo, o ato eleitoral deverá mobilizar cerca de 70 mil pessoas. Só 60 mil vão estar nas assembleias de voto. A DGAI/MAI afetou cerca de uma centena de pessoas às eleições europeias. Não só têm a missão de ajudar na recolha de dados, como supervisionam todo o processo. A entidade auditora do processo eleitoral continuará a ser a Universidade do Minho.
Além de Portugal, outros 20 países têm eleições marcadas para domingo. Para contrariar a abstenção, que se espera elevada, a União Europeia investiu 16 milhões de euros numa campanha de sensibilização para o voto, que abrange os 28 estados-membros. Um investimento que não vai além dos quatro cêntimos por eleitor.
Segundo fonte do Parlamento Europeu, a campanha de sensibilização arrancou em setembro do ano passado e só vai terminar após o apuramento definitivo dos resultados eleitorais.
Telma Roque | Jornal de Notícias | 22-05-2014
Comentários (3)
Exibir/Esconder comentários
...
É o preço que todos pagamos pela "luta pelo tacho" que envolve alguns.
Paguem e convençam-se que estão a pagar pelo VOSSO bem-estar...
...
Escreva o seu comentário
< Anterior | Seguinte > |
---|