In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

Sites do Governo voltam a ser vítimas de ataques informáticos

  • PDF

Dois sites da Administração Pública voltaram a ser, esta segunda-feira, alvo de ataques informáticos, segundo avança o Sapo Tek. Desta vez, foram as páginas da Internet da Gestão Integrada da Saúde e da Associação na Hora que estiveram na mira dos hackers. Os sites governamentais terão sido atacados por um utilizador indonésio, de seu nome d3b~X, de acordo com o site WebSegura.net.

Os danos do ataque só poderão ser confirmados após verificações de segurança, referiu David Sopas, responsável pelo WebSegura.net. "Não é 100% possível evitar todos os ataques", explica Jorge Alcobia, da consultora Multicert, especializada em segurança digital. "Alguns ataques são feitos por miúdos, que se querem gabar aos amigos", acrescenta. O consultor acredita que, para este tipo de ataques, "a segurança devia ser possível a 100%".

O trabalho de empresas como a Multicert é diagnosticar falhas na rede de segurança informática, corrigi-las e, caso as mesmas não tenham sido detetadas a tempo, fazer com que os ataques não voltem a acontecer.

De acordo com Jorge, "o que é preocupante é que os ataques que nem sempre vêm de fora", e são feitos por funcionários da empresa, visitantes ou pessoas com acesso a "informações privilegiadas", surpreendentemente fáceis de aceder.

"Fomos a um banco para uma reunião e podíamos ter entrado por ali a dentro, ligado o nosso portátil a um cabo de rede e tínhamos feito o que quiséssemos...", confessa o consultor, ao mesmo tempo que lamenta a facilidade com que "tudo pode acontecer" dentro das instalações de uma empresa. A facilidade com que qualquer pessoa com os "padrões normais da aparência" passa despercebida e acede às redes wireless "ou aos cabos de rede" é enorme, explica Jorge.

O consultor da Multicert explica que as empresas financeiras sempre tiveram "mais preocupações" a este nível de segurança por se tratarem de empresas "grandes e que movimentam muito dinheiro e em larga escala". São também elas "os principais alvos de ataques informáticos". Já os sites institucionais, geridos pelo Governo, "deviam ter, no mínimo, uma proteção contra pequenos ataques", reitera o especialista, apelando à "prevenção".

Correio da Manhã | 12-05-2014

Comentários (0)


Exibir/Esconder comentários

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

O Supremo Tribunal Administrativo fixou jurisprudência a rejeitar providências cautelares contra o novo mapa judiciário,...

O que é uma embaixada? Foi em torno da precisão deste conceito que se decidiu uma das batalhas judiciais em disputa entr...

Um erro das Finanças. Mais de três dezenas de pareceres, relatórios de quatro comissões. Mas só o parlamento açoriano fe...

O banco norte-americano vendeu mais de 4 milhões de ações do BES no passado dia 23 de julho, ou seja poucos dias antes d...

Últimos comentários

Atualidade Sistema Político Sites do Governo voltam a ser vítimas de ataques informáticos

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico