O Estado gasta 100 euros diários por cada menor detido, o dobro dos presos adultos. Os dados são da Direção-Geral da Reinserçâo e Serviços Prisionais (DGRSP), que admite que o sistema foi incapaz de travar 70% dos jovens problemáticos referenciados.
"Um recluso, em média, custa 50 euros por dia. O Estado investe em média 100 euros por dia em cada jovem que comete crimes" disse o subdiretor da DGRSP, Licínio Lima. A diferença entre o custo de um jovem nos centros de reinserçâo social e um recluso no sistema prisional deve-se ao facto de "o recluso não ser obrigado a andar na escola, enquanto os jovens dos centros educativos estão na escola"
Por outro lado, ainda segundo aquele responsável, cerca de 70% dos 255 jovens internados nos centros de reinserçâo social estavam referenciados pelas comissões de proteção, mas "o sistema foi incapaz de os travar".
Os últimos dados publicados, referentes a maio, indicam que nos sete centros de reinserçâo existentes estão inseridos 255 jovens problemáticos - 89% rapazes e 11% raparigas. Julgados pelo Tribunal de Família e Menores, estes jovens vão para os centros educativos na sequência de atos que cometeram entre os 12 e os 16 anos.
Paulo Madeira | Correio da Manhã | 14-07-2014
Comentários (3)
Exibir/Esconder comentários
...
"o sistema foi incapaz de os travar".
Pela experiência que tive no julgamento dos processos criminais, envolvendo cidadãos entre os 16 e os 30 anos, em regra homens, ligados sobretudo a furtos, roubos e tráfico de estupefacientes, os relatórios sociais mostravam uma constante: uma infância desamparada ao nível familiar.
Desamparo não só afectivo (vinculação pais/filhos), como educacional (falta de regras e valores ligados ao trabalho e ao cumprimento de obrigações), causado ou não pela desagregação das famílias.
Não é novidade para ninguém que a família constitui o meio mais adequado para formar cidadãos.
Por isso, dizer-se que "o sistema foi incapaz de os travar" é o mesmo que dizer que existe uma decadência da família como instituição social.
Contas erradas!
Contas erradas e deliberadamente exageradas. TODOS os jovens deste país estão sujeitos á escolaridade obrigatória sejam reclusos ou não.
Os custos da escolaridade são alheios á reclusão por isso os números são TRETA!
Para haver honestidade devem descontar-se os custos relativos á frequência da escolaridade obrigatória atendendo-se ainda ao facto de não haver numero limite de repetências.
Escreva o seu comentário
< Anterior | Seguinte > |
---|