In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

Para 90% dos portugueses corrupção é generalizada

  • PDF

A esmagadora maioria dos portugueses (90%) é da opinião que a corrupção é generalizada no país, mas menos de 1% dos inquiridos reconhece ter-lhes sido alguma vez solicitado um suborno, segundo um inquérito Eurobarómetro divulgado esta segunda-feira, em Bruxelas.

Com 90% de inquiridos a responderem que a corrupção é acentuada no país, Portugal está acima da média da União Europeia (UE 76%).

No entanto, Portugal apresenta resultados acima da média da UE (4%), quando apenas 1% os inquiridos responderam afirmativamente quando questionados sobre se nos últimos 12 meses alguém pediu ou esperou que lhe pagasse um suborno por serviços prestados.

Ainda assim, e segundo o Eurobarómetro, 36% dos cidadãos portugueses consideraram que são atingidos pela corrupção no seu quotidiano (UE 26%).

Um total de 72% de portugueses respondeu que a corrupção no país aumentou (uma subida de quatro pontos em relação ao Eurobarómetro de 2013, acima da média da UE (56%), sendo que o aumento registado nos 28 é de nove pontos.

Foram feitas 1026 entrevistas diretas pessoais entre 24 de fevereiro e 10 de março de 2013.

A nível da UE, os países cujos cidadãos mais consideram que a corrupção é uma prática generalizada são Grécia (99%), Itália (97%), Lituânia, Espanha e República Checa (95%), Croácia (94%) Roménia (93%) Eslovénia (91%), Portugal e Eslováquia (90%).

No extremo oposto encontram-se os países nórdicos, onde a maioria da população considera que a corrupção é um fenómeno raro: Dinamarca (75%), Finlândia (64%) e Suécia (54%).

Correio da Manhã | 03-02-2014

Comentários (1)


Exibir/Esconder comentários
iii
a corrupção é um fenómeno generalizado, excepto nos tribunais, claro
joão , 05 Fevereiro 2014 - 14:34:43 hr. | url

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

O Supremo Tribunal Administrativo fixou jurisprudência a rejeitar providências cautelares contra o novo mapa judiciário,...

O que é uma embaixada? Foi em torno da precisão deste conceito que se decidiu uma das batalhas judiciais em disputa entr...

Um erro das Finanças. Mais de três dezenas de pareceres, relatórios de quatro comissões. Mas só o parlamento açoriano fe...

O banco norte-americano vendeu mais de 4 milhões de ações do BES no passado dia 23 de julho, ou seja poucos dias antes d...

Últimos comentários

Atualidade Direito e Sociedade Para 90% dos portugueses corrupção é generalizada

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico