A maioria dos portugueses apenas confia no Tribunal Constitucional quando pensa nas instituições do Estado. No fim desta lista, está o Governo, de quem os cidadãos estão cada vez mais desconfiados.
De acordo com a sondagem CM/Aximage, 57,3% dos inquiridos revelam que, das instituições do Estado, o Tribunal Constitucional é o maior merecedor do voto de confiança. Nem somando os que elegem o Presidente da República (14,3%), a Assembleia da República (11%), e o Governo, com 5,4%, se chega perto do nível de confiança que os portugueses dão aos juizes do Palácio Ratton. A preferência pelo Tribunal Constitucional pode ser justificada pelo facto de os portugueses olharem para aquele órgão como um meio de controlo e bloqueio às medidas de austeridade do Governo. Exemplo disso é o chumbo à convergência de pensões, que levou o Executivo a apresentar novos cortes para cobrir o buraco de 388 milhões de euros.
Portugueses criticam Cavaco Silva
A decisão de Cavaco Silva de não enviar o Orçamento do Estado (OE) para fiscalização preventiva no Tribunal Constitucional não agradou aos portugueses.
A maioria dos inquiridos (51,6%)na sondagem CM/Aximage diz que o Presidente da República não agiu bem ao promulgar o documento, e uma esmagadora maioria (73,6%) considera que o OE deve ser alvo de fiscalização sucessiva. Já 37,8% dos entrevistados aprovam a ação do Chefe de Estado e 18% não pedem fiscalização sucessiva.
Cláudia Machado | Correio da Manhã | 20-01-2014
Comentários (4)
Exibir/Esconder comentários
...
...
Escreva o seu comentário
< Anterior | Seguinte > |
---|