In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2013

Sistema informático pode não aguentar nova organização judiciária

  • PDF

Os sindicatos que representam os trabalhadores do sistema judicial português voltaram a criticar o sistema informático da justiça nacional.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ) e o Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) alertaram o Ministério da Justiça para a incapacidade da rede informática do sistema judicial português em aguentar a transferência de processos proposta pelo governo em relação à nova organização jurídica.

Com a criação de 23 divisões judiciais de primeira instância vai ser necessária a transferência e a redistribuição de milhares de processos através da rede informática, que segundo o presidente do SFJ, Fernando Jorge, não tem capacidade para a tarefa que se avizinha. O líder do sindicato prevê que o sistema informático bloqueie caso a transferência de processos avance.

O presidente do SFJ denunciou ainda que a rede do sistema judicial apresenta problemas diários que precisam de ser corrigidos, segundo a agência Lusa. As reclamações foram apresentadas durante uma audiência na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais relativa à reorganização jurídica portuguesa.

Há algumas semanas os sindicatos também vieram a público criticar a atitude do Ministério da Justiça relativamente à forma como estavam a gerir a gestão do Citius/Habilus, o sistema informático da justiça portuguesa.

O MJ colocou a hipótese de concessionar a manutenção e desenvolvimento de ferramentas do sistema informático a empresas privadas, situação que levou à demissão de dez funcionários do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça.

TEK, via Jurispro | 15-05-2013

Comentários (2)


Exibir/Esconder comentários
...
Quando neste momento já voltou a ser usada a velha agulha e o velho rolo de linha para coser os processos, pois não exitem capas para os memsos, e que tal se voltassem as máquinas de escrever para substituir o sistema informático.......
Tony o Coelho , 16 Maio 2013
TEnho esperança
Tenho esperança de que tudo isto ainda se venha a resolver, a contento de todas as partes, principalmente daquela que depende como de pão para a boca, do sistema informático para trabalhar, como é o meu caso.
Mas atenção, a Srª Ministra que se apresse, senão poderá ser tarde demais.
Bem haja.
Illiabum , 16 Maio 2013

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A crise trouxe dúvidas novas sobre a situação do país e a actuação dos políticos. As televisões portuguesas responderam ...

Com o termo do ano de 2013, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2013.Para aceder aos conteúdos...


Isabel Moreira - Ouvindo e lendo as epifanias sobre o Tribunal Constitucional (TC) que descobriram ali um órgão de sober...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Tribunais Sistema informático pode não aguentar nova organização judiciária

© InVerbis | 2013 | ISSN 2182-3138.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico