In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2013

Passos Coelho estuda opção a chumbo do TC

  • PDF

Pedro Passos Coelho está a estudar as implicações do chumbo do Tribunal Constitucional (TC) à convergência das pensões da Caixa Geral das Aposentações e pondera a redução do valor das pensões em pagamento, adimitiu o primeiro-ministro, em Bruxelas (Bélgica).

«Parece-nos claramente que o acórdão do Tribunal Constitucional revela que não é inconstitucional reduzir o valor das pensões em pagamento», afirmou o governante, à margem do Conselho Europeu, que analisará a melhor forma de introduzir alterações ao Orçamento de Estado com esta abertura na redação dos juizes do TC.

«Dado que o Tribunal admite que uma medida que vise garantir a sustentabilidade das pensões e que passe pela redução das pensões em pagamento pode ser constitucional em determinadas condições, não deixaremos de analisar essas condições, de forma muito detalhada, para ver de que forma é que uma outra medida substituta desta pode ser encontrada», acrescentou ainda sobre este tema.

O Tribunal Constitucional chumbou a convergência das pensões da Caixa Geral de Aposentações, por violar o princípio de confiança, mas sublinhou que o montante das pensões não é intangível. A entidade liderada pelo juiz presidente Joaquim Sousa Ribeiro admite que as pensões podem ser cortadas, porém «os critérios de revisão a observar terão de efetivamente visar recolocar num plano de igualdade todos os beneficiários dos dois sistemas», a Caixa Geral de Aposentações e a Segurança Social.

Contudo, Pedro Passos Coelho não se compromete «taxativamente» com esta opção.

Pedro Barros | A Bola | 21-12-2013

Comentários (5)


Exibir/Esconder comentários
estudar...
Realmente não se pode ensinar a um burro o que a um cavalo se ensina...qualquer dono destes animais sabe isso.
Basta que o drogado leia os jornais da semana passada, se estiver em condições para isso, sobre o que o governo britânico vai fazer sobre a reforma das pensões nesse país e para quando são aplicáveis.

Só tem de reter na mente: as alterações são apenas para os futuros pensionistas, i.é, não têm aplicação retroativa, logo não violará a Constituição.
Ele que estude que não se pode roubar seja de que forma for.

Imagine-se que agora o povo se revoltasse e decidisse que as propriedades do pai dele em Vila Real e quejandas deveriam ser-lhe retiradas e devolvidas ao anterior proprietário e assim sucessivamente, qual seria a reação dele?
Num Estado de Direito existem regras e princípios aplicáveis a todos os que vivem num país.
Só porque a, b ou c é governante, isso não o exime de estar sujeito às mesmas regras que outro cidadão qualquer e neste caso tem uma dupla responsabilidade, não elaborar e aprovar diplomas que violem descaradamente a CRP.



... , 21 Dezembro 2013
...
Pedro Passos Coelho está a estudar...

Já não era sem tempo. Aos 40 e tal!
Sun Tzu , 21 Dezembro 2013
...
Mas qual é a dúvida? esta malta só sabe (se) governar de 3 maneiras: pedir empréstimo, aumentar os impostos ou roubar salários e pensões. São estes os planos A, B e C. Os planos A e C foram tentados, sem sucesso; segue-se o plano B.
Era , 22 Dezembro 2013
...
Caro Sun Tzu, infelizmente este maltrapilho (e a sua cambada de nelonazis) está sempre a estudar mas em sentido contrário, ou seja, com enganar melhor, como dar a volta à questão para atingir o resultado anunciado e que tem que ser atingido a todo o custo, etc, etc....
Ai Ai , 22 Dezembro 2013
...
Por muito que lhe custe, Passos Coelho já viu que não tem alternativa senão cortar nas gorduras do Estado. Mas como vai ter que gastar muito OMO, pois só OMO lava mais branco, isso vai também aumentar a despesa pública. Deve ser essas implicações que ele anda a estudar.
Maria do Ó , 22 Dezembro 2013

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A crise trouxe dúvidas novas sobre a situação do país e a actuação dos políticos. As televisões portuguesas responderam ...

Com o termo do ano de 2013, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2013.Para aceder aos conteúdos...


Isabel Moreira - Ouvindo e lendo as epifanias sobre o Tribunal Constitucional (TC) que descobriram ali um órgão de sober...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Sistema Político Passos Coelho estuda opção a chumbo do TC

© InVerbis | 2013 | ISSN 2182-3138.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico