In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2013

Governo aprova regulamento para formação de magistrados

  • PDF

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira alterações ao diploma que regula o ingresso nas magistraturas, a formação de magistrados e a natureza, estrutura e funcionamento do Centro de Estudos Judiciários (CEJ). PUB Segundo o comunicado de Conselho de Ministros, estas alterações procuram melhorar o sistema de recrutamento e formação dos magistrados, revitalizando o CEJ como entidade vocacionada para a formação dos diferentes operadores de justiça.

"Visa-se, ainda, estabelecer um modelo de avaliação global, que não se limite à avaliação contínua e que implique uma responsabilização colectiva pela atribuição das classificações", o qual se projecta no primeiro e no segundo ciclos, adianta a nota.

O novo modelo de avaliação introduz também a menção a aspectos essenciais para aferir da aptidão para o exercício das funções de magistrado, como "a honestidade intelectual, a urbanidade, a actuação conforme à ética e à deontologia profissional".

O Conselho Superior da Magistratura (CSM), órgão de gestão e disciplina dos juízes, e a Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) foram ouvidos pelo Governo, durante a elaboração deste diploma, e deram pareceres e sugestões para alterações, embora fontes destas duas entidades - o CSM e a ASJP - tivessem dito hoje à Lusa desconhecer a versão final do documento.

Uma das matérias em causa prende-se com a duração do estágio, que deve ser igual para todos, independentemente de ingressar pela via académica ou pela via profissional.

A Lusa procurou obter mais dados sobre o diploma junto do Ministério da Justiça, mas, até ao momento, não foi possível.

Notícias ao minuto | 03-05-2013

Comentários (6)


Exibir/Esconder comentários
...
Por acaso ninguém consegue ter acesso ao diploma?
B. , 03 Maio 2013
...
a duração do estágio, que deve ser igual para todos, independentemente de ingressar pela via académica ou pela via profissional

Então para que podem entrar pela pela via profissional?


Sun Tzu , 03 Maio 2013
...
"operadores de justiça", uma espécie de operadores de máquinas de construção civil....
Procópio , 04 Maio 2013
...
Cheira-me que agora, como já tem vindo a acontecer nos últimos anos, vai ser só "especialistas" a entrar para o CEJ smilies/wink.gif ... bem haja a salvadora da justiça!
Cautela , 04 Maio 2013
...
"a honestidade intelectual, a urbanidade, a actuação conforme à ética e à deontologia profissional"? Sim, claro, mas como se apura isto num ambiente controlado, como é o do CEJ?

raro , 04 Maio 2013
...
o importante será manter o caldo de cultura para a presunção de infalibilidade do m.p., explicativa da falta de controlo externo do mesmo.
presunção-infalibilidade-m.p. , 05 Maio 2013

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A crise trouxe dúvidas novas sobre a situação do país e a actuação dos políticos. As televisões portuguesas responderam ...

Com o termo do ano de 2013, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2013.Para aceder aos conteúdos...


Isabel Moreira - Ouvindo e lendo as epifanias sobre o Tribunal Constitucional (TC) que descobriram ali um órgão de sober...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Sistema Político Governo aprova regulamento para formação de magistrados

© InVerbis | 2013 | ISSN 2182-3138.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico