In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2013

Banqueiros são os principais responsáveis

  • PDF

Marques Mendes afirmou, esta noite, em Coimbra, que os banqueiros são dos principais responsáveis pela atual situação de Portugal e que a sua função é gerir bem os seus bancos e não o país.

"Há muita gente que é responsável" pela situação a que chegou Portugal e "os banqueiros estão na primeira linha desta responsabilidade", sustentou o ex-líder do PSD e atual conselheiro de Estado, que falava, na noite de sexta-feira, em Coimbra, numa conferência sobre o futuro de Portugal e da Europa.

"Eu não estou a querer mudar de banqueiros, porque isso é uma coisa difícil de fazer", mas "quero que a situação mude", salientou Marques Mendes defendendo que "cada um tem a sua função" e que "a função do banqueiro é gerir bem o seu banco, não é gerir bem o país, porque ele não está mandatado para isso".

Quanto aos políticos, "já agora, devem dar-se ao respeito, porque a legitimidade do voto não deve ser nunca, nunca, condicionada pela legitimidade dos poderes de facto", advertiu o antigo ministro.

"Os banqueiros têm um estatuto de impunidade que é uma coisa extraordinária", sustentou Marques Mendes, considerando que "a generalidade dos políticos", em Portugal, têm medo de falar aos fortes – é sempre mais fácil falar aos fracos".

Mas como o antigo líder dos sociais-democratas defende "exatamente o oposto", entende que "estas coisas devem ser ditas, para ver se as mentalidades mudam um bocadinho" e se desenvolve "uma cultura que não seja de impunidade", sublinhou.

Portugal tem de deixar de ter uma economia "centrada no mercado interno" e tem de a "voltar para o exterior", mas, advertiu Marques Mendes, esta orientação tem de fazer parte do "discurso político, porque o exemplo deve vir de cima, mas convém que [daí] venha um bom exemplo", pois, "ao nível da banca, o contributo que ela deu foi péssimo, foi negativo".

"A generalidade dos nossos banqueiros" contribuiu para que Portugal "tivesse demorado tanto tempo" a "acordar" e a "chegar ao caminho" da exportação e da internacionalização da sua economia.

Aos banqueiros que "estão aí na praça já só falta, mais dia, menos dia, começarem a dar uns palpites" e a fazerem – "como adoram muito fazer – colagens ao poder".

Só se "culpam os políticos" pela situação do país, mas "os banqueiros estimularam tudo e mais alguma coisa", afirmou Marques Mendes, responsabilizando também os empresários e os gestores.

"Não são só os trabalhadores que precisam de ações de formação", advertiu, embora existam "empresas e empresários" com "muito mérito, nestes tempos difíceis", salientou.

A conferência desta noite integra-se num ciclo de quatro debates sobre a situação económica e social do país e da Europa, organizado pelo economista Miguel Fonseca e Clube MBA da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Sol | 18-05-2013

Comentários (4)


Exibir/Esconder comentários
Que desfaçatez!
Santa ingenuidade. Que bem fala frei Tomás; faz o que ele diz e não o que ele faz,
Esqueceu MM que foi um dos responsáveis pela política em Portugal? Que desempenhou funções governamentais, parlamentares e foi presidente do seu partido?
Só agora é que sabe o que fazer? Mais um treinador de bancada ou, neste caso, de TV.
Luis , 18 Maio 2013 | url
...
Apertei com o Marques Mendes e ele disse-me: "Eh pá, enganei-me! Desculpa lá, ó Herr Flick da GESTAPO, os principais culpados são os deputados-advogados. E um deputado-advogado bom é um deputado-advogado morto. Eles é que são os grandes responsáveis, mas é que digo isto sem qualquer dúvida. Fico nervoso na televsião e saem-me estas! Passas essa mensagem na net?"

smilies/grin.gifsmilies/grin.gifsmilies/grin.gif
Herr Flick, von GESTAPO , 18 Maio 2013
José Pedro Faria (Jurista) - Consequências do liberalismo económico.
Marques Mendes é certamente um indivíduo possuidor de grau de humanidade superior aos dos principais responsáveis pelo Governo atual. De qualquer modo, isso não seria muito difícil.

No entanto, quando Marques Mendes critica os banqueiros está a adotar uma posição claramente corporativa. Embora seja verdade que os banqueiros têm sido bastante irresponsáveis, quem permitiu esse comportamento foram, obviamente, os políticos, pelo menos uma boa parte deles.

Imagine-se que se aprova uma lei que elimina todos os limites de velocidade na estrada, para todos os veículos. Será que depois se pode acusar alguém de ter provocado um grave acidente por viajar a uma velocidade inadequada?

Foi o que sucedeu com os agentes financeiros. Uma vez quase completamente desregulada a sua atividade, eles procuraram, num mercado liberalizado, fazer o máximo de lucro sem qualquer precaução ou previsão. Um agente financeiro, atuando num mercado desregulado pelas políticas liberais atua como um animal selvagem que mata uma galinha sem perceber que, desse modo, nunca mais poderá comer os seus ovos.

Um banqueiro age num mercado desregulado de forma completamente irracional, sem qualquer previsão de médio prazo. Isso já se sabia, sempre foi assim, por muito que custe à seita do liberalismo económico. E de quem é a culpa do péssimo comportamento dos banqueiros, empresários e gestores? Afinal, eles apenas fizeram o que é hábito fazerem num mercado liberalizado. Os políticos liberais, em posição dominante em Portugal e na Europa, esses sim, é que são os grandes culpados pela situação desastrosa em que o País se encontra. Este cenário é extensível à maior parte da Europa.
José Pedro Faria (Jurista) , 18 Maio 2013
...
Ah, M&M, M&M... E quem é que deixa os banqueiros fazerem o que fazem, tenta vez legalmente? Quem, senão os políticos, como o M&M?
Digo , 19 Maio 2013

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A crise trouxe dúvidas novas sobre a situação do país e a actuação dos políticos. As televisões portuguesas responderam ...

Com o termo do ano de 2013, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2013.Para aceder aos conteúdos...


Isabel Moreira - Ouvindo e lendo as epifanias sobre o Tribunal Constitucional (TC) que descobriram ali um órgão de sober...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Sistema Político Banqueiros são os principais responsáveis

© InVerbis | 2013 | ISSN 2182-3138.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico