Foi com surpresa e revolta que os cerca de 50 agentes da 16.ª Esquadra da PSP do Porto viram as seis camas que usavam para descansar serem, quinta-feira, retiradas para abate por ordem superior. Agora, são forçados a dormir no chão, em cima de cartões. Para piorar ainda mais as coisas, os polícias temem que a nova esquadra da Vilarinha também não tenha camarata e camas.
As instalações da esquadra de Aldoar, na Rua do Pinheiro Manso, há muito que estão em mau estado, mas, até quinta-feira, os agentes ainda podiam contar com meia dúzia de camas para descansar no final do turno. Agora, nem isso têm. Sem qualquer conforto, os agentes dormem como podem: em cima de caixas de cartão e dentro de sacos-camas.
"É muito mau", contou fonte sindical ao JN. "Há uma revolta muito grande entre os homens porque sentem que estão a ser injustiçados", explicou. "As instalações já não tinham as mínimas condições de conforto e ainda lhes fazem isto."
Segundo o Comando Metropolitano, "o espaço em causa não reunia condições para ser utilizado como camarata, pelo que o material que ali se encontrava foi retirado". A mesma fonte acrescenta que "dispõe de lugares vagos na sua camarata localizada nas instalações da Bela Vista", em S. Roque, Campanhã.
Dentro de três a quatro meses, a nova esquadra, na antiga escola da Vilarinha, deve estar pronta. Porém, entre os homens corre o boato de que as instalações não vão ter nem camarata, nem camas. "Se isso for verdade, os homens terão de ir sempre à Bela Vista", queixa-se o sindicato. "Além de se terem de deslocar para longe, as camaratas estão quase sempre cheias porque acolhem contingentes muito elevados".
A mudança para a Vilarinha significa que, finalmente, a 16.ª vai ficar na sua área de jurisdição: Aldoar e Nevogilde. Recorde-se que há algumas dezenas de anos que a esquadra está em Ramalde, uma zona que é servida pela 18.ª, atualmente instalada no Bairro do Viso.
Tiago Rodrigues Alves | Jornal de Notícias | 18-05-2013
Comentários (8)
Exibir/Esconder comentários
E até querem que um policia seja, às vezes, policia.
Porém, a PSP tem de conhecer a realidade dos seus agentes e, sabendo que muitos estão deslocados dos seus Cpmandos de preferência,longe das famílias e com vencimentos que são de miséria (alguém tem duvida?), deveria possuir messes onde pudesse instalar estes agentes deslocados. A não acontecer, a alternativa é mesmo viver como sem-abrigo.
Conheci agentes que viviam em bairros da lata, como lhe chamavam então ao bairro chinês. Uma vergonha para quem desempenha um serviço público e a quem por vezes exigem que seja paramédico, educador, funcionário judicial, juiz e às vezes até ... policia.
...
...
E não se juntam 3 ou 4 para o ensinar a não se meter com a Polícia?
Quem é o superior? Onde é que o tipo costuma ir dormir?



O problema será logo resolvido se os pintarem de preto e chamarem o SOS...



É que atrás do SOS vem um monte de partidos...
Hábitos e costumes...
Não me recordo de ninguém beneficiar de camaratas, quartos ou de subsidio de alojamento!
Ou se aceitava a deslocação ou ficava-se no desemprego!
Ainda hoje assim é!
Não vejo que os policias possam ser considerados diferentes de outros servidores do estado nas mesmas circunstâncias.
No entanto é absolutamente inacreditável que o vencimento de um policia, professor ou outro nas mesmas condições de mobilidade SEJA MANIFESTAMENTE INSUFICIENTE para alguém se alojar condignamente!
PS:
senhor lusitanea .
Sabia que em Portugal há Policias negros? Ora mande lá o SOS ou deixa-se de idiotices!
DIGNIDADE
Quem ordenou a retirada das camas procedeu mal dado não ter assegurado outras condições pois sair de turno às 07H00 ou às 08H00, ou idas a Tribunal depois de uma noite de trabalho, e ainda ter que se deslocar para camaratas afastadas não tem qualquer sentido pois decisões dessa natureza deveriam ser tomadas com humanismo e não de forma bruta e sem nexo nenhum!!
A pessoa que tomou essa brilhantíssima decisão que trabalhe toda a noite e que vá a Tribunal durante toda a manhã e de seguida que tenha que ir dormir para uma camarata afastada!!!!
As pessoas devem saber aquilo que andam a fazer, devem ter consciência e experiência de vida, devem primeiro calcular, prever, o impacto e os efeitos das decisões nos contextos sobre os quais incidirão!!!!
A pessoa que tomou essa inteligentíssima decisão deveria LER primeiro o segredo dos generais romanos sobre o comando de legiões!!!!
Falar é super facil
Escreva o seu comentário
< Anterior | Seguinte > |
---|