Dezenas de agentes da PSP apresentaram reclamações ao resultado do polémico concurso de chefes, em que no dos 522 candidatos 'sacaram' nota 20 (o máximo) nas provas psicotécnicas. A indignação tem sido maior na PSP do Porto, que realizou o teste na primeira semana. Os agentes falam até em impugnar os resultados nos tribunais caso o júri não anule a prova. Os testes, dizem, estavam expostos num fórum da internet só acessível a polícias.
Entre os agentes corre a "certeza" de que "uma centena de candidatos teve acesso antecipado" à prova psicotécnica realizada em junho, o que já havia ocorrido em abril e que levou à anulação do teste então feito.
Em causa está o 2.º Curso de Formação de chefes da Polícia, que tem 522 candidatos para 200 vagas, e que arrancou em março.
Foram feitas provas físicas, escrita de aptidão profissional e escrita de aptidão cultural. Mas foi no exame psicológico (psicotécnico) que a polémica surgiu. É que há agentes que tiveram nota 20 e subiram a sua média. São os já conhecidos "sobredotados da PSP" e que estão na calha para serem promovidos apesar de avaliações negativas nas outras provas. Todos os 100 com nota 20 ficaram nos 200 com melhor média e com as vagas para chefe.
Agentes do Porto acusam os colegas de Lisboa, Setúbal e ilhas - que fizeram o psicotécnico uma semana depois - de terem tido acesso ao enunciado na internet (http://www.forumpsp.net). O CM teve acesso à mensagem, que' mostra a prova de memória (exercício completo), um jogo de palavras (antónimos/sinónimos/analogias/palavras da mesma família/cultura geral) e alguns exercícios de cálculo.
Ao CM, a Direção Nacional da PSP afirma que as reclamações serão "avaliadas e analisadas pelo júri do concurso".
Ana Sofia Coelho e Sérgio Vitorino | Correio da Manhã | 07-08-2013
Comentários (3)
Exibir/Esconder comentários
...
Serão estes, dentro de uma farda, aqueles com que nos cruzaremos por aí, numa operação stop qualquer.
Polìcia tuga....que dizer.
Geralmente basta uma vez a falar com estes "chefes" para se lhes topar a "cultura"!!!! Essa mesmo....que os psicotécnicos graduam com nota....20!!!!
Portugal não tem emenda. Salve-se quem puder...como puder.
Nota 20 aos espertalhaços!
E os testes escritos?!?!
É muito desmotivante estar numa instituição que se pauta por estas "regras"!! Com que rosto se encara o público na rua todos os dias?!
Como foi possível realizar testes escritos de cruzes onde não existem exercícios onde os candidatos possam demonstrar a quem corrige que sabe compreender um texto, quando o lê, que sabe expor ideias e ordená-las!!!!!! É algo básico quando se elabora expediente numa Esquadra!!!!!!
Se isso for verdade então a segurança de todos esta pessimamente mal
- Não queremos sequer imaginar que um agente se torne um chefe sem o merecer, não queremos sequer pensar, o que seria um chefe, sem ter sólidos e profundos conhecimentos técnicos, sem uma elevada cultura ética, sem vocação para comandar, já imaginaram o que seria se um agente numa ocorrência mais complexa necessitasse de colaboração ou dissipar uma eventual duvida e não tivesse um chefe para o auxiliar.
- Não quero jamais acreditar, nessa noticia, que foca, que os agentes que se propuseram ao curso chefes, possam ter copiado, porque, se isso for verdade, então vivemos num mundo repleto de hipocrisias, mentiras ilusões do mais falaciosas e inimagináveis possíveis.
- Não quero acreditar, porque se isso for verdade, o que vai ser da segurança da sociedade, dos agentes, dos cidadãos, não isso não pode ser verdade não quero acreditar
Escreva o seu comentário
< Anterior | Seguinte > |
---|