In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2013

Polícia aconselhada a contratar ciganos

  • PDF

Bruxelas lamenta que continuem a existir "comportamentos repreensíveis e abusos da polícia para com os ciganos" e para melhorar a situação sugere que as forças de segurança contratem mediadores da etnia em causa, avança o Jornal de Notícias.

O relatório da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância, divulgado hoje, dá conta de que persistem "comportamentos repreensíveis e abusos da polícia para com os ciganos".

Nesse âmbito, o Conselho da Europa recomenda que todas as forças policiais equacionem contratar mediadores socioculturais, em particular da comunidade cigana, e assim "contribuir para melhorar significativamente as relações entre os seus agentes e os grupos vulneráveis", cita o Jornal de Notícias.

A comissão refere ainda dados de ONG que indicam que a violência policial com motivos racistas ou xenófobos se intensificou nos últimos cinco anos, mostrando-se surpreendida com "a modéstia" dos números das queixas apresentadas contra agentes policiais: 31 entre 2006 e 2012.

O relatório alerta ainda para o aumento de sites com conteúdos racistas e exorta a Polícia Judiciária a intensificar a sua vigilância de modo a que a Internet não seja utilizada para disseminar declarações e documentos racistas e xenófobos.

Notícias ao Minuto | 09-07-2013

Comentários (7)


Exibir/Esconder comentários
...
Boa Tarde

É fácil apontar o dedo às autoridades e dizer que é xenófoba. Lembro-me sempre de um episódio a que assisti no metro. Um artista das carteiras vinha trabalhando na carruagem e, quando chegou a Arroios, o agente da PSP deteve-o e, porque naturalmente resistiu à detenção, fez-lhe uma chave com o braço e imobilizou o artista. Este, de cor negra, começou a berrar que o agente estava a magoá-lo. Comentário dos passageiros, alguns vítimas do artista, mas que ainda nem sabiam: não é preciso ser tão bruto; pois, é de cor toca a malhar. Aos poucos, começam a descobrir que lhes falta qualquer coisa, enquanto o agente vai exibindo algumas das carteiras. Malandro, dê-lhe uma surra, passaram a ser os comentários das vítimas.
Ou estas ONG não conhecem a realidade e são manipuladas por quem quer viver à margem, ou então não passam de parasitas iguais aos que pretendem defender.
Significa que "os ciganos" merecem tratos de polé? Não, porque nem todos os ciganos vivem da marginalidade, se bem que todos vivam à margem da sociedade, mas vivem dela.
As comunidades ciganas vivem num mundo à parte, com leis próprias e governo próprio, desprezando as leis do País onde estão inseridas. Uma busca na Comunidade Cigana é uma miragem, pois a comunidade protege o buscado, mesmo que tenha cometido um crime hediondo. Se fosse eu, seria de imediato detido por obstrução à justiça, mas com a comunidade cigana há que ter cuidados, pois de imediato lá vem a velha cantiga da vitimização dos ciganos. Ah! e o patriarca não se coíbe de dizer que o buscado será julgado pelos seus, não pela justiça.
O que não significa que não se busquem aproximações, até para baixar tensões.
No futuro, passamos a ter os cidadãos, sem representantes, e os ciganos, os da Bela Vista, os dos bairros problemáticos todos, com representantes e aviso antecipado que vão realizar uma operação.
Haja bom senso.
Respeitosamente
Orlando Teixeira , 09 Julho 2013 | url
Para quando um SOS Racismo que proteja o branco?
smilies/grin.gifsmilies/grin.gifsmilies/grin.gif
Em África não há nenhum por exemplo.Mas cá face ao tamanho da invasão depois da descolonização (é estranho ou não?)o melhor é arranjarmos um e depressa.E o mesmo para os ciganos que quando conseguirem um bom lugar na polícia dão o sinal de avanço aos 2500000 que só a Roménia tem...
Mas Portugal é um país de poetas, embora perigosos...
Lusitânea , 09 Julho 2013
...
A polícia contratar ciganos? Acho que sim, que é boa ideia. Parece-me é que contratá-los só para mediadores seria uma atitude gravemente racista e xenófoba. Os ciganos deviam ser contratados para fazerem de tudo, tal qual os não ciganos: investigar crimes, manter a segurança das ruas e de instalações que ofereçam riscos (como o banco de Portugal ou o palácio de Belém, por exemplo), guardar depósitos de armas e explosivos, até mesmo como membros do corpo de segurança pessoal que garante que os nossos queridos governantes não sejam molestados. Não são menos que os outros, coitados!
Um bom começo seria "Bruxelas", além de dar conselhos parvos, contratar desde já uns quantos ciganos para manter a segurança das sumptuosas instalações onde os burocratas incompetentes que mandam na Europa fingem que trabalham. Isso sim, seria coerência. O exemplo tem de vir de cima.
O Clandestino , 09 Julho 2013
ciganos e judeus...
Não existe uma diferença fundamental relativamente á forma como as sociedades em geral encaravam as comunidades judaicas e as comunidades ciganas no século XIX.
No entanto após a 2º guerra mundial, os judeus tiveram um tratamento "privilegiado" quando comparados aos ciganos. Convém não esquecer que foram exterminados cerca de 2000 000 de ciganos.
Qual a diferença então entre contratar um cigano ou contratar um judeu?
Há uma e é fundamental. A EDUCAÇÃO!
É absolutamente inacreditável que ninguém aplique ás crianças ciganas os mesmos critérios aplicados á restante população em termos educativos!
Educação e escolaridade obrigatória á "força" se necessário for!
Só assim será possível cortar com a tradição dominada pela (in) cultura cigana!
Penso que fundamentalmente em Portugal temos poucos ciganos "empregáveis"!
Para que isso aconteça é necessário... Educação, e educação e educação!

Não é igual o caso da Roménia onde os ciganos são contratados para os serviços menos qualificados e frequentemente tratados como escravos.

É completamente diferente o caso da maioria dos ciganos da Europa mais desenvolvida até porque a esmagadora maioria nem sequer são "ciganos étnicos" mas sim "travellers" como eles se auto designam.
Trata-se de núcleos familiares que optaram por uma vida nómada e que resistem de forma deliberada á sedentarização que é hoje exigida a quem queira "integrar-se socialmente".
Para estes últimos a luta contra a discriminação prende-se com outros fatores entre eles o direito a não ter um endereço fixo!
Pedro Só , 10 Julho 2013
...
Ai mano, atão o Presidente da Comissão Europeia não é cigano, caro Clandestino? Olha lá, atão ele não tinha a tenda montada em São Bento, mas ó despois não se mudou para um sítio em que podia fazer negócios de notas maiores? Quer mais cigano que aquilo, mano?

E hoje o Patriarca não vai casar o cigano Portas com o cigano Paulo às 20:00, em directo na TV? Ai Jasus, que grande felicidade pra toda a comunidade cigana! Até vamos andar aos tiros, mano.


smilies/grin.gifsmilies/grin.gifsmilies/grin.gif
Coligação irrevogável Herr Flick / Résistance , 10 Julho 2013
...
O que não falta nas policias é ciganos!!!
penhorado , 11 Julho 2013
A Comissão que venha viver com eles!
Anda o povo a trabalhar para sustentar essa gente que não se tem qualquer intenção de se integrar.
(salvo raros casos).
Será que a comissão tem o bom senso de perguntar porque ninguém os quer por perto nem quer saber deles? é que nem das crianças.
Tirando um ou outro povo, as populações na europa até são acolhedoras, a polícia mal lhes pode tocar. Racismo ou xenofobia onde? só se for com o resto das pessoas. Os ciganos ameaçãm e intimidam os outros como mais ninguém faz, e passam muitas vezes impunes, passar a palavra na net é uma das formas de se responder à justiça que não é aplicada por medo de represálias, sim porque não se pode tocar nos ciganos. Venha a Comissão para o terreno viver com eles.
Saci Taborda , 15 Julho 2013

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A crise trouxe dúvidas novas sobre a situação do país e a actuação dos políticos. As televisões portuguesas responderam ...

Com o termo do ano de 2013, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2013.Para aceder aos conteúdos...


Isabel Moreira - Ouvindo e lendo as epifanias sobre o Tribunal Constitucional (TC) que descobriram ali um órgão de sober...

Últimos comentários

Tradução automática

Forense Agentes Públicos Órgãos Polícia Criminal Polícia aconselhada a contratar ciganos

© InVerbis | 2013 | ISSN 2182-3138.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico