In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2013

PGR vai substituir Cândida Almeida no DCIAP

  • PDF

{youtube}e-FFlSi8Swk{/youtube}

É o fim da linha para a Procuradora Geral-Adjunta Cândida Almeida como Diretora do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). A Procuradora-Geral da República (PGR), Joana Marques Vidal, comunicou à própria a sua decisão na passada sexta-feira.

Cândida Almeida termina a 8 de março a sua comissão de serviço como Diretora do DCIAP e a mesma não será renovada. É o ponto final de um percurso de doze anos no cargo.

Cândida Almeida foi nomeada em 2001 e reconduzida, pela última vez, em 2010, para um quarto mandato por escolha de Pinto Monteiro, Procurador-Geral à época, ratificada pelo Conselho Superior do Ministério Público.

A TVI sabe que Cândida Almeida estava disponível para mais um mandato, de três anos.

A PGR, na sexta-feira, tentou convencer a diretora do DCIAP a assumir ela própria a sua indisponibilidade, evitando o ónus da substituição, mas esse consenso não parece possível. Cândida Almeida sai contrariada e cabe à Procuradora-Geral da República propôr ao Conselho Superior do Ministério Público um novo nome para chefiar o departamento.

O DCIAP é o departamento dos grandes processos, envolvendo o poder político e financeiro. Teve e tem a seu cargo a posição do Ministério Público em inquéritos como o Freeport, Furacão, Submarinos, Monte Branco e contratos da energia e das Parcerias Público-Privadas.

Carlos Enes | TVI24 | 18-02-2013

Comentários (9)


Exibir/Esconder comentários
FIM DO COMBATE À CORRUPÇÃO
Com a saída de Cândida Almeida morre o combate à corrupção em Portugal. Com a neutralização da mais feroz combatente da corrupção, que aliás sempre denunciou a existência de casos de corrupção no seio do poder político em momentos em que outros negavam as evidências e procuravam branquear a corrupção, vai ser uma festa nos meandros do colarinho branco e afins.
É vergonhoso que isto se passe em Portugal !!!
É ultrajante !
É...
espera aí...
Esta não é a senhora que disse urbi et orbi que não há corrupção em Portugal ?
Foi despedida e bem despedida !!!
E já vai tarde !!!
Hannibal Lecter , 18 Fevereiro 2013
...
Ontem já era demasiado tarde (o mais tardar, devia ter sido demitida quando foi palrar para o congresso do PPD que não havia corrupção em Portugal, num claro último esforço para ver se ia a PGR).

O DCIAP, por todas as razões e mais algumas, precisa de pouca ou nenhuma conversa e de mais, muito mais ação.
Zeka Bumba , 19 Fevereiro 2013
...
O Público acaba de anunciahr que foi instaurrado pela PGR prrocesso disciplinahr a esta magistrrada.

Serrá agorra que aí em Porrtugahl os submarrinos vão ao fundo?

smilies/grin.gifsmilies/grin.gifsmilies/grin.gif
Frau Merkel , 19 Fevereiro 2013
...
O DCIAP precisa de meios. Abundantes meios para levar a cabo as suas tarefas e que neste momento não consegue reunir, nem com o bom esforço dos OPC que o deveriam coadjuvar.
Valmoster , 19 Fevereiro 2013
...
Não deixa saudades...
Seja , 19 Fevereiro 2013
...
Não embandeirar em arco. A Drª Cândida Almeida tinha que sair porque as nódoas já não cabiam no seu avental. Mas o mais provável é que venha alguém com um avental novo para continuar a apanhar a sugidade dos colarinhos brancos, que continuam por aí na maior.
Maria do Ó , 19 Fevereiro 2013
CÂNDIDA ALMEIDA DESEMPENHOU EXCEPCIONALMENTE BEM A SUA MISSÃO
Neste momento de despedida, tenho de reconhecer: Cândida Almeida desempenhou lindamente a missão para que foi colocada à frente do DCIAP. Todos sabemos muito bem qual foi. Desse ponto de vista, esteve à altura das mais favoráveis expectativas.
Outro que desempenhou, não menos bem, a mesmíssima missão que Cândida Almeida, mas no degrau de cima, foi condecorado pelo presidente da república há cerca de uma hora.
Enfim, tudo normal aqui pelo bananal.
O Clandestino , 19 Fevereiro 2013
Crises do género
Permita o senhor administrador que expresse, ao abrigo da liberdade de expressão e de pensamento, o que penso disto: coisas de mulheres. É um arrepelo que uma dá à outra, apenas porque quer mostrar que é ela que manda. Mais nadinha.
Francisco do Torrão , 19 Fevereiro 2013
...
Será que acaba a "Era dona de casa"?
Ana , 19 Fevereiro 2013

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A crise trouxe dúvidas novas sobre a situação do país e a actuação dos políticos. As televisões portuguesas responderam ...

Com o termo do ano de 2013, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2013.Para aceder aos conteúdos...


Isabel Moreira - Ouvindo e lendo as epifanias sobre o Tribunal Constitucional (TC) que descobriram ali um órgão de sober...

Últimos comentários

Tradução automática

Forense Magistrados: Ministério Público PGR vai substituir Cândida Almeida no DCIAP

© InVerbis | 2013 | ISSN 2182-3138.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico