In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2013

Noronha resigna no mês de junho

  • PDF

Noronha Nascimento provoca eleições antecipadas para o mais alto cargo da magistratura e estuda criação de associação para juizes jubilados

Noronha Nascimento, o mais antigo magistrado judicial em funções, que preside ao Supremo Tribunal de Justiça e ao Conselho Superior da Magistratura, vai resignar às suas funções em junho, seis meses antes da data prevista.

Segundo apurou o CM, o conselheiro revelou internamente a sua decisão na última semana, explicando que o facto de sair seis meses antes de completar 70 anos se prende com o processo de renovação no Conselho Superior da Magistratura, que no próximo dia 21 vai a votos para o lugar de vice-presidente (ver caixa). Uma fonte contactada pelo CM garantiu que o conselheiro não sai por razões de saúde, mas antes por entender ser a " altura adequada para sair".

No entanto, Noronha, que ao longo da sua carreira desempenhou quase todos os cargos que há para desempenhar na magistratura - só não presidiu a um tribunal da Relação - não pretende afastar - se da vida pública.

O conselheiro, que também chegou a presidir à Associação Sindical dos Juizes, estará a estudar a criação de uma estrutura para defesa dos direitos dos magistrados jubilados.

Com a saída de Noronha, que foi reeleito em 2009, terão de ser antecipadas as eleições para presidente do Supremo, que, apesar de ser escolhido apenas pelos conselheiros deste tribunal, preside, por inerência, ao Conselho Superior da Magistratura, ou seja, o órgão de gestão de todos os juizes.

Na magistratura comenta - se que "há mais candidatos que eleitores" e fala-se em "sete ou oito nomes". Os vice -presidentes do supremo, Henriques Gaspar e Pereira da Silva, são apontados como potenciais candidatos. No caso do primeiro, que também esteve na lista para procurador - geral da República, tem contra si o facto de ser da carreira do Ministério Público, pelo que se fosse eleito faria história. Santos Cabral, que foi derrotado em 2011, e Orlando Afonso também são falados.

Dois candidatos a vice-presidente do Conselho

Os conselheiros António Piçarra, de 62 anos, e Henrique Serra Baptista, de 67, são os candidatos ao cargo de vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura, que é eleito porto dos os juizes (1564).

Serra Baptista lidera a lista A, sob o lema 'Humanizar e Dignificar - Um Conselho para todos os Juizes', apoiada pelo Movimento Justiça e Democracia. Já Piçarra encabeça a lista B, 'Unir os Juizes', que é apoiada pelo Fórum Justiça Independente. As eleições são no dia 21.

Ana Luísa Nascimento | Correio da Manhã | 02-03-2013

Comentários (9)


Exibir/Esconder comentários
...
A ser verdade esta da nova associação:
Veja-se de onde vem, finalmente, a divisão entre os juízes (em função de uma determinada categoria: não se trata de uma ass. aberta a todos).
Vamos ter reivindicações próprias egoísticas de uma certa categoria de juízes.
Há quem não aguente muito tempo longe do poder. Tem de o ter na mão, nem que para isso se tenha de inventar um novo centro de poder.
No true Scotsman , 03 Março 2013
.
Espero que os conselheiros votem naquele que melhor poderá representar a justiça portuguesa, independentemente de outras coisas irrelevantes para o caso, como ser oriundo do MP. Se for esse o melhor, deverá ser o eleito. As quintas não podem continuar a condicionar as decisões.
gtr , 03 Março 2013
El precio de hacer justicia
Club de Fans de Jueza Mercedes Alaya , 03 Março 2013
...
Vi este flme há muito tempo. Por isso, cortei com a ASJP e a CJ há uns anos.
Sun Tzu , 04 Março 2013
...
"Resigna"? O que é "resigna"? Camões deve estar às voltas debaixo da terra...
Pedro , 04 Março 2013
...
Se resigna... em vez de Conselheiro jubilado vamos acabar por ter um Conselheiro emérito.
Deixem lá a questão da associação. Ele tem de continuar a presidir a qualquer coisa.
Mário Rama da Silva , 04 Março 2013
Tesoura
Agora que já tesourou tudo o que tinha para tsourar, já se pode ir embora... temos tantos emigrantes lá fora, que até pode haver quem esteja na cidade da luz que lhe esteja agradecido.
aluz , 04 Março 2013
...
Só uma palavra: VERGONHOSO!
Zeka Bumba , 05 Março 2013
associaçao
QUANTO À RESIGNAÇAO É OBVIO QUE SE TRATA DE JUBILAÇAO..SÓ POR IGNORANCIA SE DIZ RESIGNAÇAO.
QUANTO À ASSOCIAÇAO APLAUSOS..É PRECISO DEFENDER OS DIREITOS DOS JUBILADOS..A ASSMJP NÃO FAZ NADA..
luis andre , 05 Março 2013 | url

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A crise trouxe dúvidas novas sobre a situação do país e a actuação dos políticos. As televisões portuguesas responderam ...

Com o termo do ano de 2013, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2013.Para aceder aos conteúdos...


Isabel Moreira - Ouvindo e lendo as epifanias sobre o Tribunal Constitucional (TC) que descobriram ali um órgão de sober...

Últimos comentários

Tradução automática

Forense Magistrados: Juízes Noronha resigna no mês de junho

© InVerbis | 2013 | ISSN 2182-3138.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico