Pedro Mourão - «Como disse Aristóteles "a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las", por isso é que Noronha Nascimento é hoje publicamente homenageado pelos seus pares e amigos».
O saber estar é próprio só de alguns.
O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, representante do Poder Judicial, é eleito pelo corpo de Juízes Conselheiros. Mas se fosse eleito por todos os juízes ou por um colégio eleitoral, Noronha Nascimento teria sido o que foi.
Interpretou as dificuldades, anseios e esperanças dos que davam os primeiros passos numa profissão, onde tantas vezes a luz não se esgota para além do dia.
Pugnou pela descentralização, calcorreou os quatro cantos do país, levando uma palavra aos ostracizados por um Terreiro do Paço "firme e hirto".
Liderou a Associação Sindical dos Juízes Portugueses onde mostrou que os juízes não vergam. O Poder Político nessa altura temia-o. Só mais tarde se apercebeu que, com ele, só tinha a aprender. As "sebatinas" de cultura e explicações históricas para justificar o actual estado de coisas, eram necessárias para se perceber o caminho a trilhar para um povo cansado de uma justiça eivada de cirúrgicos autismos. O seu caminho afinal não tinha daquelas encruzilhadas, por isso terá passado ao lado...
A ignorância ou maledicência não toldaram a bondade das decisões em momentos sensíveis. Os que nele não se reviam, ressentem-se com a sua própria honestidade intelectual.
Como disse Aristóteles "a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las", por isso é que Noronha Nascimento é hoje publicamente homenageado pelos seus pares e amigos.
Pedro Mourão, Juiz Desembargador | Correio da Manhã | 21-09-2013
Comentários (1)
Exibir/Esconder comentários
AhAhAh
Cito: O saber estar é próprio só de alguns. É verdade, dar umas tesouradas, só alguns é que sabem fazer bem e ter protegidos que garantem a sua ascensão carreirista também.
É só ler os comentários do povo na comunicação social sobre artigos referentes à pessoa homenageada.
Tem pai que é cego...e ser-se avestruz atualmente também.