Inconcebível e condenável a forma como Passos Coelho reage às decisões dos juizes do Tribunal Constitucional, órgão supremo da Justiça. Ficam confirmadas as suspeitas de que vivemos em democracia só quando convém, uma vez que quando são emitidas decisões contrárias os "juízes não têm bom senso a interpretar a Constituição". Ficamos a saber que temos mais um constitucionalista no Governo!
No fundo, o que se tem revelado neste Governo, como, de resto, na Europa, é que além dos problemas que de facto existem, trata-se, por razões ideológicas, de não se tentar solucionar os problemas do Estado social, mas pura e simplesmente eliminá-lo.
É modificar completamente o modo da vida da maioria a favor de uma minoria. Como dizia Churchill, "a democracia é a pior forma de governo à exceção de todos os outros que até hoje foram tentados". Hitler foi eleito democraticamente e depois foi o que se viu. Veja-se a nossa Assembleia da República. Um Governo com maioria, seja qual for, mesmo que a oposição, seja qual for, apresente argumentos válidos, pode falar, gritar e até insultar, que, no fim de umas horas perdidas, a proposta do Governo é sempre aprovada pela maioria com palmas da claque.
Opinião Diário de Notícias | 05-09-2013
Comentários (5)
Exibir/Esconder comentários
...
os senhores juízes do tc demonstraram hoje que não dispõem de bom senso...
...
A maioria dos residentes deste espaço, por certo concordarão (ou não) com a decisão do TC, sobre os candidatos elegíveis, mas nenhum dirá que a decisão está ferida de bom senso. Manifestam a opinião e acatam a decisão de forma pacífica.
Não é por uma decisão do TC com a qual não concordamos, que vamos verberar o mesmo. Tão simples quanto isto. É uma questão de formação pessoal, de cultura democrática e de cidadania, e quem a tem não se arroga de ser o monopolista do bom senso.
...
tenha calma. eu apenas brinquei com um conhecido episódio da nossa história constitucional recente.
por acaso, não concordo com a decisão, mas não seria capaz de, seriamente, perorar acerca do bom senso dos juízes do tribunal constitucional.
mas, isto anda tudo macambúzio ou quê? é da 8.ª ou da 9.ª avaliação?



...
O meu comentário não era dirigido a si, mas a todos quantos há muito andam por aqui a diagnosticar, que a reacção à última decisão do TC seria outra, julgando que a forma como olhamos para o TC variasse consoante a decisão fosse de acordo com a nossa ideia ou não.
Se criei essa ideia, as minhas desculpas.
...
muito obrigado pelas suas gentis palavras.
quanto à forma como olhamos para o tc, a minha nada tem a ver com o teor das decisões.
mas não deixa de ser giro que desta vez nada se disse acerca das férias dos juízes e da maioria assim alcançada.
chamo a atenção para dois factos a valorar politicamente:
1.º atente-se no relator;
2.º atente-se que a maioria foi de 6 a favor para 1 voto contra; qual seria o sentido de voto dos 6 juízes que estão de férias?
há outras questões, jurídicas, mais importantes a dirimir, mas essas deixo-as para outra sede (espero), a qual será devidamente publicitada aqui.
com os melhores cumprimentos