In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2013

AE queixam-se do sistema informático de cobrança

  • PDF

O sistema informático para a cobrança de dívidas não funciona, queixa-se a Associação dos Agentes de Execução. A situação é relatada na carta aberta publicada esta sexta-feira no semanário "Sol", onde é pedida uma reunião com a ministra da Justiça.

Em declarações à Renascença o presidente da associação, Francisco Duarte, garante que os problemas da ferramenta informática são constantes: "Quero fazer uma consulta à Segurança Social, saber se o senhor trabalha, se tem ordenado que possa ser penhorado, e diz que tem o sistema indisponível, mas isto durante dois meses, não é um dia. Ou então há sistema indisponível para tudo, não dá para fazer nada."

"Hoje em dia uma coisa fundamental para uma ferramenta informática é fazer filtros, eu poder ver quais foram os processos em que as pessoas não pagaram por exemplo a penhora dos ordenados num determinado mês, este não faz isso", queixa-se.

O sistema já custou sete milhões de euros e funciona com um contrato feito pela Câmara dos Solicitadores, a entidade que representa os Agentes de Execução.

Esta é uma realidade que querem ver alterada. "O relacionamento com a senhora ministra tem vindo a ser feita única e exclusivamente através da Câmara dos Solicitadores, que é a associação que nos representa, a nosso ver mal, porque os executores deviam ter a sua própria associação. Somos hoje em dia talvez das profissões mais significativas da economia nacional".

Argumentos que Francisco Duarte, presidente da Associação dos Agentes de Execução, quer levar à reunião que solicita à ministra Paula Teixeira da Cruz.

Na resposta ao pedido de comentário, enviado à Renascença, o gabinete da ministra da Justiça indica que a reunião será marcada quando a agenda permitir, mas ressalva que o novo Estatuto da Câmara dos Solicitadores está em processo de elaboração, por isso, não pode dar início a qualquer auditoria ou inspecção para investigar as denúncias feitas pela Associação dos Agentes de Execução.

Rádio Renascença | 21-06-2013

Comentários (4)


Exibir/Esconder comentários
...
E aquela solicitadora de execução que se apropriou do dinheiro de 1.400 processos, sendo que do meu dinheiro foram doze mil euros?
Silva , 21 Junho 2013
...
Ó Silva, não acredito! Num País como o nosso, em que ninguém rouba nada a ninguém, isso é impossível de acontecer! smilies/grin.gif
F13 , 22 Junho 2013 | url
...
cá para mim os juizes e mp dizem mal de todos os sistemas informáticos porque não querem ser controlados; gostam de dizer que trabalham muito mesmo quando nada fazem!!!!
joão , 22 Junho 2013 | url
...
É uma opinião, João. Discordo, mas respeito a sua opinião. Espero que, melhor informado, um dia destes, se convença do contrário.
Juiz de Direito , 24 Junho 2013

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A crise trouxe dúvidas novas sobre a situação do país e a actuação dos políticos. As televisões portuguesas responderam ...

Com o termo do ano de 2013, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2013.Para aceder aos conteúdos...


Isabel Moreira - Ouvindo e lendo as epifanias sobre o Tribunal Constitucional (TC) que descobriram ali um órgão de sober...

Últimos comentários

Tradução automática

Forense Profissionais Liberais: Agentes de Execução AE queixam-se do sistema informático de cobrança

© InVerbis | 2013 | ISSN 2182-3138.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico