In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2012

Passos ganhou 123 mil euros mas não tem conta bancária

  • PDF

Passos Coelho esperou até ao fim do prazo legal para entregar no Tribunal Constitucional a declaração de rendimentos. O documento, que só deu entrada ontem, dá conta de que Passos recebeu quase 123 mil euros brutos por rendimentos de trabalho no ano passado. Mas não declarou ter contas bancárias à ordem ou a prazo...

A grande fatia do que recebeu em 2010 diz respeito a trabalho dependente, quase 120 mil euros. Recorde-se que nesse ano Passos Coelho renunciou ao cargo de administrador no grupo Fomentinvest para assumir a presidência do PSD em Março. O restante declarado refere-se a rendimentos prediais, no valor de 3 mil euros, um valor superior ao de 2009, quando Passos Coelho, que ainda não era líder dos sociais--democratas, recebeu por trabalho dependente 96 391 euros.

Quando comparados com os dos restantes membros do governo, os rendimentos de 2010 do primeiro-ministro são dos mais baixos. Atrás de Passos Coelho ficam apenas Paulo Portas, Miguel Macedo, Assunção Cristas e Pedro Mota Soares, como os governantes que menos receberam o ano passado. Quatro nomes que têm em comum o facto de terem ocupado funções de deputados o ano passado.

A declaração de rendimentos do primeiro-ministro foi entregue ontem, na data limite, no Tribunal Constitucional. Todos os governantes a entregaram a tempo, mas com um grau de pormenor diferente. Na declaração de Passos, por exemplo, não aparecem mencionadas contas à ordem ou a prazo, nem investimentos em acções. O primeiro-ministro e presidente do PSD declarou apenas ser proprietário de um Opel Corsa e de dois apartamentos (um T2 e um T4) em Massamá, apartamentos que está a pagar através de dois empréstimos ao banco: um no Millennium BCP, com mais de 225 mil euros em dívida, e outro, com cerca de 42 mil euros de remanescente, na Caixa Geral de Depósitos.

A ministra da Agricultura foi a última a entregar a declaração de rendimentos. Assunção Cristas declarou mais de 61 mil euros em rendimentos dependentes, mas a ministra, que o ano passado foi deputada do CDS, recebeu mais de 32 mil euros por trabalho independente.

No documento, Assunção Cristas refere ainda ser co-proprietária de dois prédios em Lisboa e de um apartamento em Albufeira. No seu parque de estacionamento conta com um Ford Galaxy e um Volvo v70. Ao contrário de Passos, a centrista declarou contas bancárias: ao todo quatro contas que dão um valor total que ronda os 85 800 euros. Só é obrigatório declarar contas à ordem no valor superior a 50 salários mínimos, ou seja, acima dos 24 250 euros.

ionline | 22-11-2012

Comentários (10)


Exibir/Esconder comentários
...

Esta notícia é uma cretinice, de resto como em geral tudo aquilo que vem publicado no verdadeiro pasquim em que o jornal i se tornou....

A referência a que Passos não declarou ter conta bancária vem à laia de insinuação de que se encontra a omitir património e a fugir às suas obrigações declarativas.

Na verdade, no entanto, os titulares de cargos políticos e altos cargos públicos só devem declarar contas bancárias à ordem se os respetivos saldos excederem o equivalente a 50 salários mínimos (art. 1.º, al. b), in fine, da Lei n.º 4/83).

Subsid , 22 Novembro 2012
...
Subsid, portanto, se Passos tiver 50 contas à ordem/prazo no valor de 22.500 euros cada, não é obrigado a declarar. Já percebi. O mais provável é que contudo tenha as contas bancárias no estrangeiro, à semelhança do estudante de filosofia que emigrou para Paris. Sabe, o povo não é assim tão burro.
Freitas , 22 Novembro 2012
...
Subsid, você deve ser um dos boys de qq cor política. Eu quero lá saber da Lei, a única coisa que me interessa é de quem nos governa tenha ética.

O que n tem...
Ferreira , 22 Novembro 2012
...
Ética sem Lei? Hum, cheira-me a esturro. Alguém anda enganado por aqui!
Jesse James , 22 Novembro 2012
Má língua e ignorância
Só má língua e ignorância. Toda a gente sabe que quem vive em Massamá não tem conta bancária!
Rouba-se para a subsistência do dia-a-dia... e é tudo!

smilies/grin.gifsmilies/grin.gifsmilies/grin.gif
Herr Flick, von Gestapo , 22 Novembro 2012
...
Calma, o rapaz não tem contas bancarias, pois é "chapa ganha, chapa gasta"...smilies/cheesy.gif

Aliás, se assim não fosse, eleseria decerto incapaz de pôr o dinheiro num offshore, não será???smilies/grin.gifsmilies/grin.gifsmilies/grin.gifsmilies/grin.gifsmilies/grin.gif
Zeka Bumba , 22 Novembro 2012
...
Pode não se gostar do homem. Mas daí a dar quase como certo que é como o outro, que tem contas na Suíça, que isto e que aquilo?
Para além do mais, quem comenta parece que não sabe ler e vai atrás dos títulos. Ele pode ter contas, não tem é com os valores a partir dos quais é necessária a declaração.
Se são magistrados os autores deste tipo de comentários, bem vai esta justiça.
E, quanto ao comentário de que vive em Massamá, disso se fazendo uma crítica implícita, só pode resultar de um qualquer complexo de classe de quem entende que as pessoas que vivem em lugares enos "nobres" não podem ter qualidades para governar. É pena que ainda exista esta mentalidade.
Ah, não se esqueçam que o homem foi o único deputado que renunciou à subvenção vitalícia.
cretinices , 23 Novembro 2012
...
Caro Jesse, às vezes temos de ir além daquilo que está escrito na Lei. Talvez ande você enganado...

Quem nos governa não sabe de Lei nem tem ética...

Eu exijo ética...1.º ética....correcção, exactidão e isenção.Entende?
Ferreira , 23 Novembro 2012
...
Não acredito que esteja assim tão descalço. Deve ter uma conta solidária no Deutche Bank mais a fraulein Merkl.
Maria do Ó , 23 Novembro 2012
...
Isto a crise toca a todos. Para abrir conta é preciso depositar algum dinheiro, uns 25€, não é fácil e tem os custos de manutenção.
ccv , 23 Novembro 2012

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A estrutura da InVerbis está organizada por anos e classificada nos correspondentes directórios.Os conteúdos publicado...

O Estado assumiu, através da empresa pública Parvalorem, a dívida de quase 10 milhões de euros de duas empresas de Vítor...

Dos 118 homicídios cometidos em 2012, 63 tiveram familiares como protagonistas • Cinco pais e 18 padrastos detidos por a...

Pedro Lomba - Na primeira metade do ano o ajustamento negociado com a troika correu dentro do normal e expectável. Mas d...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Sistema Político Passos ganhou 123 mil euros mas não tem conta bancária

© InVerbis | 2012 | ISSN 2182-3138 

Sítios do Portal Verbo Jurídico