In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2012

Governo nomeia 17 novos adjuntos e especialistas

  • PDF

O Governo de Pedro Passos Coelho continua a nomear colaboradores para os mais diversos cargos ministeriais. Só nos últimos três meses o primeiro-ministro deu aval a 17 novas admissões só para as funções de adjunto, especialista e secretária pessoal. Com ordenados médios na ordem dos três mil euros, as novas contratações centram-se nos Ministérios de Assunção Cristas, com seis novos colaboradores, e de Álvaro Santos Pereira com cinco novas nomeações.

Só neste mês de outubro, segundo o site do Governo, este nomeou sete novos colaboradores, todos para as funções de adjunto e especialista, com vencimentos na ordem dos 3 mil euros e com a particularidade de quase todos integrarem o escalão etário dos 30 anos.

Como se disse o Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território de Assunção Cristas recrutou seis novos colaboradores sendo que três tiveram como destino o gabinete do secretário de Estado do Mar Manuel Pinto de Abreu, uma adjunta e dois especialistas, enquanto os outros três tiveram assento no gabinete do secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território Pedro Afonso de Paulo, que recebeu dois adjuntos e um especialista.

Refira-se ainda que das seis nomeações para o Ministério de Assunção Cristas, quatro delas foram concretizadas já no decorrer do mês de outubro.

Sete nomeações em outubro

Logo a seguir na escala de nomeações surge o Ministério da Economia e do Emprego, de Álvaro Santos Pereira, que recrutou cinco novos colaboradores e todos com nomeações concretizadas no decorrer do recente mês de setembro.

As novas contratações tiveram como destino o gabinete do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, que recebeu um especialista, o gabinete do secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, reforçado com um adjunto e um especialista, o gabinete do secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, de Carlos Nuno Oliveira, que admitiu um especialista, e o gabinete do secretário de Estado do Emprego, de Pedro Silva Martins, que viu entrar uma nova secretária pessoal.

A lista de novas nomeações inclui ainda o gabinete do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que viu necessidade de reforçar o lote de colaboradores com mais um adjunto e um especialista, os dois nomeados já no primeiro dia deste mês de outubro.

A lista de novos colaboradores do Governo nos últimos três meses completa-se com a nomeação de um especialista para o gabinete do ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, um especialista para o gabinete do ministro da Saúde, Paulo Macedo, um especialista para o gabinete do secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo D'Ávila, e uma técnica especialista para o gabinete do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

Nomeações sem data

Mas esta lista pode ainda ser maior, já que são vários os gabinetes que não disponibilizam as datas das nomeações, pelo que se torna impossível saber se alguns dos nomes nomeados para esses gabinetes o terá sido dentro do período que engloba os últimos três meses.

Na lista dos Ministérios que não prestam essa informação estão o Ministério das Finanças de Vítor Gaspar, mais propriamente o gabinete do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais liderado por Paulo Núncio, e também o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Paulo Portas, este com a particularidade de nenhum dos seus gabinetes disponibilizar as datas das nomeações dos seus colaboradores.

Ficam assim de fora da lista os gabinetes do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, do secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus, Miguel Morais Leitão, do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Luís brites Pereira, do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e da subsecretária de Estado Adjunta do Ministério de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Vânia Dias da Silva.

A RTP contactou o gabinete do primeiro-ministro para um comentário, tendo a assessoria de Pedro Passos Coelho sublinhado a possibilidade de algumas destas nomeações não constituírem mero reforço dos serviços em causa e sim substituição de pessoas entretanto exoneradas. Para mais esclarecimentos sobre o assunto, aquela assessoria remeteu para cada um dos ministérios envolvidos, pelo que se aguarda possíveis comentários.

José António Fonseca, RTP | 19-10-2012

Comentários (3)


Exibir/Esconder comentários
...
Graças ao Alto. Já temos um governo de especialistas.
Especiaiistas em quê ?
Em esmifrar o contribuinte, o funcionário público ou privado, o reformado ou o aposentado, o doente e o saudável e toda a gente que faz do mérito a sua especialidade.
Serão médicos estes especialistas. Serão advogados das novas especialidades ? Há advogados para tudo . Serão engenheiros, não se sabe de quê nem para quê ?Talvez para fazer engenharias financeiras ? Mas não sabem enroscar um parafuso nem montar uma lâmpada.
Assim é que é, um Governo de especialistas.
Esperemos que o Governo passe em breve a especialidade e passe a pronto. A brigada do reumático está à sua espera.
monalisa , 20 Outubro 2012
...
Ou seja: uma secreta´ria para etses pilha-galinhas ganha o mesmo que um Juiz de Círculo...
Jesse James , 20 Outubro 2012
orange card
«... uma secretária para estes pilha-galinhas...»

Pilha-Galinhas?!...
Só se for daquelas 'bem gordas', oriundas da margem superior do sétimo céu...
Peter , 21 Outubro 2012

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A estrutura da InVerbis está organizada por anos e classificada nos correspondentes directórios.Os conteúdos publicado...

O Estado assumiu, através da empresa pública Parvalorem, a dívida de quase 10 milhões de euros de duas empresas de Vítor...

Dos 118 homicídios cometidos em 2012, 63 tiveram familiares como protagonistas • Cinco pais e 18 padrastos detidos por a...

Pedro Lomba - Na primeira metade do ano o ajustamento negociado com a troika correu dentro do normal e expectável. Mas d...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Sistema Político Governo nomeia 17 novos adjuntos e especialistas

© InVerbis | 2012 | ISSN 2182-3138 

Sítios do Portal Verbo Jurídico