In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2012

Borges: "Empresários que estão contra a TSU são ignorantes"

  • PDF

O consultor do Governo para as privatizações, António Borges, defendeu hoje que a Taxa Social Única (TSU) é uma medida «inteligente» e acusou os empresários que a criticaram de serem «ignorantes».

António Borges, consultor do Governo e ex-líder do departamento europeu do FMI, criticou hoje o coro de protestos que se levantou em Portugal contra as alterações na Taxa Social Única (TSU) que o Governo pretendia introduzir.

«A medida é extraordinariamente inteligente e os nossos empresários que se apresentaram contra a medida são completamente ignorantes e não passariam no primeiro ano do meu curso na faculdade», reagiu Borges, durante o Fórum Empresarial do Algarve, organizado pelo LIDE Portugal, que decorre até amanhã em Vilamoura. «De facto implica perda de poder de compra para muita gente, mas quem acha que o programa de ajustamento português se faz sem apertar o cinto, está um bocadinho a dormir», acrescentou ainda.

«Acho extraordinário o debate de que estamos a transferir dinheiro do trabalho para o capital. Parece que voltámos ao Marxismo e que o capital é uma coisa má», argumentou o consultor do governo para as privatizações, lembrando que o problema do país é «estar descapitalizado». «Não se trata de transferir rendimentos de ninguém para ninguém», resumiu.


CIP. "A maioria dos empresários portugueses também não contrataria" António Borges

O presidente da CIP, António Saraiva, considerou hoje "infelizes" as afirmações de António Borges, que acusou os empresários que criticaram a redução da TSU, de serem "ignorantes", realçando que a maioria das empresas não contrataria o consultor do Governo. "Se tivéssemos que reagir emotivamente a estas declarações do António Borges, se calhar a maioria dos empresários portugueses também não o contrataria, não passaria na seleção dos recursos humanos das empresas, porque só tem um determinado conhecimento e não tem uma visão alargada", afirmou hoje à Lusa o dirigente patronal.

Em declarações à Lusa, António Saraiva considerou as declarações "excessivas e infelizes", acusando o consultor do Governo de lançar "um anátema sobre os empresários deste país", esquecendo-se que "os empresários portugueses, alguns analfabetos e outros com pouco formação, que nunca chegariam ao primeiro ano do curso ministrado por ele, é gente abnegada que cria emprego, cria riqueza e exporta cada vez mais". "Se chama ignorante a esta camada de gente que arrisca, cria emprego e riqueza, então o António Borges não teria competências para entrar nas nossas empresas", declarou.

Mais, o presidente da CIP questiona se "a medida é assim tão virtuosa como António Borges a defende, porque é que o Governo recuou", realçando que, "se o Governo recuou, foi porque provavelmente percecionou que houve uma incorreta avaliação dos efeitos da medida".

António Saraiva deixou mesmo um conselho ao conselheiro do Governo: "Proponho ao doutor António Borges que, antes de produzir afirmações, tenha o bom senso de refletir, porque um ser humano adulto com as responsabilidades que ele tem, convém ter bom senso e moderação". "Já nos bastam os pirómanos que andam a incendiar a situação portuguesa, para ainda termos outros que esperávamos que fossemos bombeiros que, afinal, também são incendiários", criticou.

Lusa/Sol | 29-09-2012

Comentários (21)


Exibir/Esconder comentários
...
Num país em que o que o puôbo gosta é ... um bom ponto de partida para ... ganhar eleições ... dizer umas verdades parciais... é útil. Verdade parcial porque a frase deverá ser empresários ignorantes (a grande maioria vê a curto-prazo), sindicalistas idiotas, politicos incompetentes. Só que António Borges esquece-se da metalinguagem: não mostrou o tal estudo da tsu aos ignorantes...
maquiavel , 29 Setembro 2012
Vileza!...
Ignorantes?...
Na falta de melhor argumento, passa-se ao insulto...
Na fase seguinte, há-se ser a ameaça...
Giulia , 29 Setembro 2012
...
Mas quem é este sujeito - que,segundo ouvi há uns tempos, foi corrido do FMI por incompetência, embora ele negue - para vir dar bitaites destes?

Por acaso, não é por causa dos Borges, Nogueiras Leites, Teixeiras dos Santos, Manuelas F. Leites, Cavacos Silvas, Sócrates, Bragas de Macedo, Pinas Mouras, Miras Amarais (abram o chapéu de chuva!!!) e quejandos que estamos neste estado???

Vergonha na cara é coisa que não abunda para os lados do AB.
Zeka Bumba , 30 Setembro 2012
...
Coisa positiva: existe alguém que acabou desta forma a sua carreira politica em Pt.
aluz , 30 Setembro 2012
AWARD
Decido atribuir já O PRÉMIO MERDEL DA ECONOMIA a este ignorante de nome Borges!

Vou convidar as várias entidades para lhe entregar os cinco PENICOS .....CHEIOS!
Dum Dum , 30 Setembro 2012
demissão
A soberba é pecado capital.
Mesmo com razão parcial, em política a ofensa devia, empurrada pela ética objectiva, conduzir à demissão respectiva. Se a ética não basta - e na política portuguesa já sabemos que nada vale -, a demissão justifica-se pela manifesta falta de bom senso do para-político A. Borges. Já foram várias as rampas de lançamento que teve para a política de palco, mas sempre se tem despenhado na descolagem...
O PPC, primeiro-ministro, só tem que demitir este Senhor Professor, a menos que - ninguém o espera - o reputado Professor se demita!
Quero ver os empresários e a CIP a tomarem uma posição mais enérgica. .. e em particular o Engº Belmiro de Azevedo!
Toureiro , 30 Setembro 2012
...
Indivíduo arrogante, que se acha dono da verdade, presunçoso e claramente por detrás da medida anunciada (aliás foi o núncio da privatização da RTP).
Ai Ai , 30 Setembro 2012
...
Este senhor Borges, competentissimo, nunca arriscou o seu património na criação de empresas.
Sempre se ficou pela gestão de património alheio. Pudera, assim os seus erros de gestão não atingem o que é dele.
Este messias do PSD melhor faria manter o bico fechado; assim revelou que ele foi o pai da criança a quem ninguém quis dar de m***r.
Foram tipos como este, muito competentes e com solução para tudo, que nos conduziram ao buraco em que estamos. Mas o património deles está sempre salvaguardado e as soluções que defendem são sempre piores do que julgam.
Luis , 30 Setembro 2012 | url
...
Temos que lhe desculpara porque ele parece estar com SIDA.
Ai Ai , 30 Setembro 2012
...
Segundo consta, este Broges (lá diz a outra) é especialista nos hendge founds (acho que é assim que se escreve), os tais que estiveram na origem da crise internacional atual.... Mais um cromo a juntar-se ao Relvas, que até estava na plateia, a ouvir e a rir.
Ah... , 30 Setembro 2012
...
Está na cara que foi deste mentecapto do Borges que saiu a ideia da medida apresentada da TSU, até porque foi este mesmo «inteligente» que defendeu a baixa salarial (não a dele) como uma urgência ainda há bem pouco tempo, isto só vem provar o que já se desconfiava, que este «inteligente» está apenas ao serviço dos credores de Portugal e está-se maribando, pura e simplesmente, para os portugueses e para Portugal. O Gasparzinho e o Álvaro Pastel de Nata Pereira são da mesma apanha desta «sumidade».
Zé da Laurinda , 30 Setembro 2012
...
Só o aspecto físico deste adiantado mental nos dá esperamça: se não está doente (epsero que não) é a prova provada de que poderemos ir apertando o cinto até para além do aceitáveil... O pior é que a cabeça se ressente!
Jesse James , 30 Setembro 2012
...
Luis, ...este não governou...não estou a perceber como ele atirou para o buraco o país, se calhar os Oliveiras Martins, os Teixeiras (porque simpáticos e sorridentes de palavras mansas fizeram mais "pelo puôbo desejoso de ir à festa cortar a fitita) fizeram tudo pelo "bem do país" e assim continuam a opinar, mandar recados, porque o puôbo é burro.
Borges também disse em Maio que a descida de salários é uma necessidade. A Alemanha já faz isso há mais de cinco anos...só que ...em crescimento. Nós fizemos obra, eles fizeram trabalho de casa.
O puôbo não gosta. Ninguém gosta.
Mas gostamos de oubir coisas lindas, porreiras, fixes, bié de fixes...agora a pedir...emprestado.

Quem é o burgesso que foge aos impostos e compra o Ferrari lá em Famalicão? Quem é o truta que deleita-se nas revistas cor-de-rosa e depois consegue apoios do Governo via CGD...com o nosso dinheiro?
Quem é o Zeca que mete guito no futebol e na Amélia...e depois leva a empresa à falência e mete o guito no Luxemburgo?
Quem é o pateta que olha para os empregados como Gengis Khan?
Há muito empresário ignorante, claro que há!
Borges falha numa pequena coisinha mas muito importante: o estudo que convenceu o timoneiro que gosta de espetáculos qd anuncia ao país um decálogo qualquer...Aqui falha. Só. O resto foi a cip a mandar bitaite, o comentador xpto a mandar posta e a cuidar dos honorários na estação da tv...
maquiavel , 30 Setembro 2012
...
Este é o tal que recebia 225 mil euros isentos de impostos.
Assim também eu.

"FMI livrou-se de António Borges porque não estava à altura do trabalho"
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=24&did=64612

«António Borges foi nomeado por Pedro Passos Coelho para chefiar o processo de privatizações. “O senhor Borges estava fora do meu radar quando escrevi o livro, nunca tinha ouvido falar”, admite Marc Roche, que apenas tomou conhecimento do economista “quando se demitiu do FMI”.
Questionado se ficou surpreendido com a nomeação de António Borges para a questão das privatizações, Marc Roche admite que não. “Vejo gente da Goldman Sachs a aparecer por todo o lado em posições de poder, faz parte da marca do banco.”
“Aqui, o senhor Borges é um peixe pequeno, comparado com Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu, que trabalhou na Goldman Sachs, com Mário Monti, o primeiro-ministro italiano, que também trabalhou na Goldman Sachs, ou com Lucas Papademos, ex-primeiro-ministro grego.”
Marc Roche, nesta entrevista à Renascença, defende ainda que o processo de privatizações não deve ser apressado e responsabiliza a Goldman Sachs pela entrada prematura da Grécia no euro, que deu origem à actual crise da dívida.»
Mirror , 30 Setembro 2012
Os ignorantes não se olham ao espelho.
Aliàs este cavalheiro é uma espécie de arauto do que já está planeado e mesmo em execução. A esperteza saloia consiste em apresentá-lo como mera opinião pessoal e resulta. Aliàs o valor do que diz não se mede pela importância do comunicador mas pelo palco onde o faz.
Para calar a boca a esta gente só há um processo: vir para a rua o tempo necessário até que nem um fique no galho onde agora cantam de galo.
Barracuda , 30 Setembro 2012 | url
Ao maquiavel
A Alemanha faz o quê?
Há quanto tempo?
O meu caro não é o maquiavel!
É O TONTO ! (amigo do Zorro)
Hehehehe!
Ele há cada um!
Venha cá ter comigo aqui á Alemanha que eu explico-lhe!
Pedro Só , 30 Setembro 2012
APOIE OS SUB-HUMANOS (versão governamental)
Esta animalagem que nos governa está a tentar exterminar os sub-humanos através da redução de apoios básicos!
PROTESTO DE DEFICIENTES A PARTIR DE DIA 2 !
Kill Bill , 30 Setembro 2012
...
Foi um fartote ver o Pedro Marques Lopes, no "Eixo do Mal" ,a chamar bronco e ignorante ao dito cujo e o Louçã a chamar-lhe anedota. Desta vez, a soberba patética deste nosso Bórgia saiu-lhe pela culatra.

Esperemos agora o discurso habitual típico dos indigentes culturais deste país: o célebre "eu não disse isso, apenas fui mal intepretado". Brevemente numa televisão perto de si...smilies/cheesy.gif
Zeka Bumba , 30 Setembro 2012
...
Agora é a Moody's que vem dizer que o recuo da medida da TSU é negativo, politicamente, para o governo porque fortalece a oposição. Quem mandou contratar (a peso de ouro, ainda por cima!) um consultor dessa categoria que até foi corrido do FMI por incompetência? Um governo de garotos mais um consultor incompetente... Ai Portugal !!!!!
Ah... , 01 Outubro 2012
...
Este senhor acabou de demonstrar que o salário que recebe como consultor para as privatizações é uma das gorduras do Estado a eliminar.
Bolas , 01 Outubro 2012 | url
Portugal sempre teve os salários mais baixos de toda a Europa!...
Gastar mais com o quê?!...
Salários?!...
Ou terá sido com PPP's - muitas das quais ilegais e/ou desnecessárias; Fundações - na sua maioria, fraudulentas; Ajustes Diretos milionários - para obtenção de leis à medida dos interesses dos ladrões e traidores que chegam ao poleiro unicamente com o fim de se abotoarem com o que não lhes pertence e arruinar o País; Mordomias Obscenas - ... Taxas de Juro usurárias e subservientemente aceites, pois os fusíveis dos 'conselheiros' de topo, pagos - por nós - a peso de ouro, não lhes permitem 'topar' a realidade dos factos a um nível compatível com as necessidades do país; antes, porém, ficam-se por uma pobre e triste intervenção, pautada pelo recurso à banalidade, chegando a descambar para a boçalidade...
Enfim...
A mediocridade das nossas elites é um facto...
B.B. , 02 Outubro 2012

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A estrutura da InVerbis está organizada por anos e classificada nos correspondentes directórios.Os conteúdos publicado...

O Estado assumiu, através da empresa pública Parvalorem, a dívida de quase 10 milhões de euros de duas empresas de Vítor...

Dos 118 homicídios cometidos em 2012, 63 tiveram familiares como protagonistas • Cinco pais e 18 padrastos detidos por a...

Pedro Lomba - Na primeira metade do ano o ajustamento negociado com a troika correu dentro do normal e expectável. Mas d...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Sistema Político Borges: "Empresários que estão contra a TSU são ignorantes"

© InVerbis | 2012 | ISSN 2182-3138 

Sítios do Portal Verbo Jurídico