O vice-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Henriques Gaspar, deixou ontem uma crítica implícita ao encerramento do Tribunal de Pampilhosa da Serra, ao afirmar que "há pessoas que querem ter a liberdade de viver" no concelho.
Natural de Pampilhosa, o juiz-conselheiro participava na abertura do III Encontro de Juristas do concelho. "Neste espaço, que faz parte da nossa aventura comum há mais de 700 anos, há pessoas que querem ter a liberdade de viver aqui", sublinhou Henriques Gaspar, que falava na qualidade de presidente da Assembleia Geral da Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra.
Referiu ainda que os habitantes têm o direito de "exigir dos poderes centrais a solidariedade" que deve reflectir-se "na coesão material, mas também nos sinais simbólicos que dão o sentimento de pertença a uma comunidade de cidadãos".
A proposta do novo mapa judiciário, que prevê o fecho de 54 tribunais, tem sido criticada pelas autarquias, que prometem contestar o processo.
Paula Gonçalves | Correio da Manhã | 17-06-2012
Comentários (10)
Exibir/Esconder comentários
Um Tribunal para a minha freguesia ... já
Tenham juízo.
...



...
O Sr. Conselheiro Henriques Gaspar limitou-se a expressar a sua opinião, que é também a de muitos que vivem ou que têm relações com o interior do país, quanto à intenção governamental de encerramento de tribunais.
Liberdade de expressão (que inclui o direito a dizer disparate)
A opinião dos «muitos que vivem ou que têm relações com o interior do país é tão válida como a dos poucos que não vivem nem têm relações com o interior!
Na minha opinião dizer que se é «contra o fecho do tribunal na minha terra» é um fraco argumento, sobretudo se comparado com outros como: a) com a reforma o serviço de justiça vai ser de melhor qualidade; b) com a reforma o serviço de justiça vai ser mais célere; c) etc.
...
Este comentário infeliz pretende, apenas, gracejar com a notícia.
O Tribunal tem 70 processos?
É compreensível que o Senhor Conselheiro Henriques Gaspar defenda a continuação do tribunal da sua terra, quando presidia a uma Assembleia Geral da Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra.
O que eu defendo é que o Senhor Conselheiro Henriques Gaspar seja o próximo PGR, pois tem perfil para o cargo e é intelectualmente muito acima da média.
...
As razões dos que se apressaram a criticá-lo, não conheço.
...
Espertos mas pouco intiligentes
Escreva o seu comentário
< Anterior | Seguinte > |
---|