In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2012

Mapa judiciário arranca na Páscoa

A implementação do novo mapa judiciário, cujo ensaio submetido prevê o fecho de 54 tribunais, arranca na Páscoa do próximo ano, avançou ontem no Parlamento a ministra da Justiça.

Paula Teixeira da Cruz garantiu, porém, que o fecho dos tribunais não irá ocorrer logo no início do processo e que não implicará o despedimento de funcionários judiciais. Está prevista a "realização de cursos de gestão das comarcas a decorrer no Centro de Estudos Judiciários e também a nomeação dos juízes-presidentes de comarca", esclareceu a ministra, em resposta às perguntas dos deputados na Comissão de Assuntos Constitucionais.

O anúncio do fecho de tribunais tem motivado protestos de norte a sul do País e o presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Ruas, já se manifestou contra o fim dos tribunais. "Racionalizar não pode ser sinónimo de encerrar", referiu o também presidente da Câmara de Viseu (PSD). Confrontada com os protestos, a ministra da Justiça classificou-os como "uma atitude corporativista".

Ontem, na Golegã, 200 pessoas concentraram-se em frente ao Palácio da Justiça, simbolizando o luto com um caixão e um carro funerário. A autarquia contesta a "irracionalidade" e os "critérios políticos", afirmando que entraram 870 processos no 1º semestre de 2012 (contra os 567 referidos pelo Governo). Houve ainda protestos em Boticas e Miranda do Douro. Em Torres Vedras, a autarquia critica a perda de competências do tribunal.

João Saramago/João Nuno Pepino | Correio da Manhã | 20-06-2012

Comentários (7)


Exibir/Esconder comentários
...
Mapa judiciário arranca na Páscoa ?????

A procissão ainda vai no adro...
Zeka Bumba , 20 Junho 2012
...
É só promessas. Muita parra e pouca uva. Alterações disto, alterações daquilo...., e nada se vê. O que foi feito de relevante num ano de governo nesta área? Ha..., desculpem, "roubaram-me" parte do salário e os subsídios de férias e de Natal (hoje mesmo concretizou-se a esbulho do de férias). E a DGAJ ainda tem a ousadia de, no recibo deste mês, desejar boas férias...Que cinismo...
Indignado , 20 Junho 2012
...
Na Pascoa de que ano?
Se não tirarem também esse feriado.
Pois, estava-me a esquecer que domingo Pascoa nunca calha a uma quinta-feira, lá se foi mais uma ponte.

Não têm dinheiro para me pagarem subsidio de ferias e 13º mês, mas parece que vai ter para fazer esta reforma, não creio.
XPTO , 20 Junho 2012
...
Venha.
Vamos fazer mais uma experiência para arrebentar com umas massas.
Ai Ai , 21 Junho 2012
...
Caro Indignado, concordo perfeitamente no que diz. E deixe-me acrescentar um pouco de Ironia, a Ministra sabe bem o que faz, pois os privilégios com escritórios de advogados continua, e o seu incluído. Continuam com os ajustes directos e parcerias com o Estado. Vejam o caso da Parque Escolar. Continuam com estas regalias pois cortaram os subsídios para se manterem os elevados prémios nestas sociedades. A Ministra sabe o que faz...
Cristana santuna , 21 Junho 2012
...
Ora, na Páscoa, ...vou estudar as regras da competencia...e fazer choca da incompetencia disto e daquilo...
telmo , 21 Junho 2012
...
Esta gente anda a brincar...quando vier o "mapa"...nao há dinheiro ah ah ah...
3 comarcas: norte, centro, sul.
*
300 roulottes. Reúne-se o povo e vota-se.
*
tribunal itenerante...pelos caminhos de portugal...
salvador , 21 Junho 2012

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Sugestão de novos tópicos

Sugira novos tópicos para discussão!
Use o formulário disponibilizado para o efeito.
Pode também sugerir novos fóruns de discussão, além do existente (atualmente, o referente à revisão do Código de Processo Civil).
Muito grato pela sua colaboração!

Tradução automática

Fórum Mapa Judiciário Mapa judiciário arranca na Páscoa

© InVerbis | 2012 | ISSN 2182-3138 

Sítios do Portal Verbo Jurídico