Um estudo do Observatório das PPP da Universidade Católica mostra que Portugal é o país do Mundo com mais investimento neste tipo de contratos, em percentagem do PIB.
Para os peritos, os últimos governos «abusaram» deste instrumento, à semelhança do que aconteceu noutrospaíses sob auxílio externo, ainda que em menor escala.
Em 2014, os custos com as PPP em Portugal serão equivalentes a um subsídio e meio de Natal de todos os portugueses.
O observatório das PPP, que não recebe financiamento do Estado, apresenta uma proposta para mitigar o impacto orçamental das PPP nos próximos anos.
No essencial, consiste na compra imediata, por acordo com os privados, dos contratos das ex-SCUT, por uma valor na casa dos 3,5 mil milhões de euros.
O objectivo é cortar 600 milhões de euros de pagamentos anuais até ao final dos contratos. O Estado beneficia de juros mais baixos, enquanto concessionárias e bancos acedem a liquidez imediata.
Estudo do Observatório das PPP1.09 MB
Carlos Enes | TVI24 | 17-11-2012
Comentários (3)
Exibir/Esconder comentários
Amanita
Esta 'democracia de representatividade' não representa o povo ou o bem comum; antes porém, apenas e só, os interesses particulares de bandidos que chegam ao Poder de forma desonesta, mentindo aos eleitores e executando exatamente o contrário daquilo a que se comprometeram.
E ninguém os 'mete' na linha!...
Continuam com a roubalheira!
Após a constatação de enormes buracos financeiros, muitas vezes associados a um mau serviço, em hospitais administrados por PPP's, lá vem mais um a caminho!...
Nascem como cogumelos... daqueles venenosos...
Uma vez provando, não há safa possível...
Escreva o seu comentário
< Anterior | Seguinte > |
---|