In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2012

"Tribunais têm papel fundamental na crise"

  • PDF

Eurodeputado do PSD Paulo Rangel diz que a Justiça é decisiva. Rui Rio afirma que problema está nos políticos A Justiça é decisiva na crise que o País vive actualmente. Esta é a convicção do eurodeputado do PSD Paulo Rangel, que ontem foi um dos intervenientes na segunda reunião anual da Justiça Administrativa (REAJA), que se realizou no Palácio da Justiça, no Porto.

Na sua intervenção, o eurodeputado realçou que o poder estará nas mãos dos tribunais durante este século e que, embora estes não façam política, têm um papel determinante na esfera pública.

"Em tempo de crise, os tribunais têm um papel fundamental, surgem como um poder especial. Temos de repensar a organização dos tribunais para este novo mundo, um mundo em que a Justiça regula as decisões políticas", explicou o eurodeputado.

Paulo Rangel adiantou ainda que nunca se ouviu falar tanto do Tribunal Constitucional como nos últimos tempos. Deixou claro, no entanto, que lamenta que a Justiça apenas actue sobre os antigos ministros e nunca com os que ainda estão no exercício das suas funções.

"A globalização levou a que o Estado como conhecíamos tenha deixado de existir, perdeu capacidade para responder aos problemas. Por isso, as pessoas recorrem cada vez mais aos tribunais para terem as respostas que as máquinas parlamentares e administrativas não dão", concluiu.

A reunião da Justiça Administrativa contou também com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio. "Não vejo como a nossa sociedade pode acabar bem se não tomarmos consciência de que isto tem de mudar, principalmente na Justiça. O problema da crise está nos políticos que tomaram decisões erradas ao longo dos anos e que tinham consciência disso", disse Rui Rio, adiantando que desde que está na câmara foi constituído arguido sete vezes.

Correio da Manhã | 29-09-2012

Comentários (0)


Exibir/Esconder comentários

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A estrutura da InVerbis está organizada por anos e classificada nos correspondentes directórios.Os conteúdos publicado...

O Estado assumiu, através da empresa pública Parvalorem, a dívida de quase 10 milhões de euros de duas empresas de Vítor...

Dos 118 homicídios cometidos em 2012, 63 tiveram familiares como protagonistas • Cinco pais e 18 padrastos detidos por a...

Pedro Lomba - Na primeira metade do ano o ajustamento negociado com a troika correu dentro do normal e expectável. Mas d...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Direito e Sociedade "Tribunais têm papel fundamental na crise"

© InVerbis | 2012 | ISSN 2182-3138 

Sítios do Portal Verbo Jurídico