In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2017

Juízes criticam Marcelo por não estar presente no Congresso

  • PDF

A presidente da Associação Sindical dos Juízes disse este sábado ser “uma desconsideração pela classe” a ausência do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no XI congresso de magistrados, que durante três dias decorreu na Figueira da Foz.

“Estou farta de dizer que o poder político desconsidera o judiciário. Neste caso, o senhor Presidente da República associou-se a essa desconsideração que nós pensávamos que era apenas do Governo”, disse à Lusa Manuela Paupério, no encerramento do congresso.

As declarações de Manuela Paupério surgem após ter conhecimento de que Marcelo Rebelo de Sousa esteve sexta-feira no congresso dos Economistas e que este sábado tem presença marcada no congresso dos Farmacêuticos, lembrando que o Chefe de Estado foi convidado a estar presente em 2016 e que, na ocasião, disse “que teria muito gosto”.

“Não acredito que essas entidades [Ordem dos Economistas e Ordem dos Farmacêuticos] o tenham convidado antes de nós”, disse, lamentando que o “poder judiciário seja desconsiderado pelo poder político”.

“Disse-o à senhora ministra muitas vezes clara e expressamente. Não é uma questão de dinheiro, nem de orçamento nem de gestão de recursos. É uma questão de vontade política”, acrescentou.

A presidente da ASJP reforçou que a ausência do PR ainda é menos compreensível depois de este ter lançado, na abertura do Ano Judicial, um repto aos vários protagonistas do sistema judiciário para que fosse alcançado um pacto para a Justiça.

“O senhor Presidente da República fez esse apelo ao qual os juízes e concretamente a Associação Sindical dos Juízes deu resposta, envidando esforços com todos os outros intervenientes, Ministério Público, advogados e solicitadores de execução. Toda a gente respondeu ao repto do Presidente da República. Não compreendo”.

Nas cerimónias do 05 de Outubro, Marcelo Rebelo de Sousa deixou recados sobre o funcionamento da justiça, apontando a necessidade de “uma justiça que veja o seu estatuto devidamente prestigiado” e seja “capaz de resolver os litígios em horizonte comparável” ao dos parceiros europeus de Portugal e que assegure aos cidadãos “que a sua inocência ou culpabilidade não será um novelo interminável”.

Lusa | 14-10-2017


Agenda do Presidente da República nos dias do Congresso dos Juízes
(PR convidado em 2016)

agendapr

Comentários (5)


Exibir/Esconder comentários
...
O problema é o mesmo desde há muitos anos: a justiça não dá votos.
Sugiro que para o próximo congresso prometam uma selfie ao senhor Presidente e que lhe garantam que não tem de ir para lá defender ou fazer comentários sobre a leitura de 10 ou 15 livros semanais, à boa maneira dos seus tempos de comentador televisivo.
Um juiz que começa a ficar farto , 15 Outubro 2017 - 09:09:31 hr.
...
Pelas imagens que vi na TV, são muito poucos os juízes que estão no Congresso. Estarei certo ou errado?
Pires, o sadino , 15 Outubro 2017 - 11:27:50 hr.
...
Gostei da nota: "PR convidado em 2016"
Digo , 15 Outubro 2017 - 14:31:01 hr.
...
Congresso dos Juízes ou congresso dos "meninos do movimento justiça e democracia" ? parece que as imagens demonstram o "desinteresse" dos próprios juízes...como querem entusiasmar o PR, que é de fora ? esta gente não "se pesca"?....
cblue , 16 Outubro 2017 - 13:01:19 hr.
...
A única coisa que eu vi do Congresso foi o programa da TVI 24 "Governo Sombra".
Sou juiz e, quanto ao Congresso, não sei de nada nem vi nada.
Alcides , 16 Outubro 2017 - 15:50:25 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

InVerbis 2018

Os conteúdos de 2018 desta revista digital passaram a ser publicados em novo diretório.

Revista InVerbis 2018

Últimos conteúdos

Um investigador da Universidade do Minho criou uma técnica para ajudar as testemunhas a recordarem com maior precisão o ...

Foi o pacto possível. Advogados inviabilizaram medidas mais musculadas no combate à criminalidade económico-financeira. ...

A empresa ANA - Aeroportos de Portugal, que gere os aeroportos nacionais, cobra uma taxa de 11,28 euros aos advogados qu...

Com o termo do ano, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2017.Para aceder aos conteúdos publi...

Últimos comentários

Forense Magistrados: Juízes Juízes criticam Marcelo por não estar presente no Congresso

© InVerbis | Revista Digital | 2017.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico