In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2017

Bancos ganham 5 milhões por dia em comissões

  • PDF

Os cinco principais bancos arrecadaram, no ano passado, cerca de 1954 milhões de euros em comissões, ou seja, 5,3 milhões de euros por dia. A cobrança de comissões está a generalizar-se a todo o tipo de interação e até um simples levantamento de dinheiro ao balcão é atualmente cobrado, chegando a atingir os 12 euros no Novo Banco.

As comissões líquidas registadas nos relatórios e contas anuais da CGD, Santander Totta, BPI, BCP e Novo Banco (nove meses) revelam uma descida de 88 milhões de euros nas comissões bancárias face ao mesmo período de 2015. Mas todos os bancos começaram o ano a atualizar os preçários, agravando os preços praticados ou cobrando por serviços até aqui isentos.

É o caso da CGD que vai, a partir de maio, começar a cobrar um euro pela atualização das cadernetas ao balcão, segundo a comunicação enviada no início dos anos aos clientes.

Com o fim dos serviços gratuitos, os clientes têm que olhar com cada vez mais atenção para os preçários dos bancos, que estão obrigatoriamente disponíveis nos balcões e na internet.

Mas interpretar as listagens de preços nem sempre é tarefa fácil. O levantamento de dinheiro ao balcão pode ser gratuito na CGD, mas é preciso saber como escapar à cobrança da comissão.

Um cliente das Caldas da Rainha confessou ao CM desconhecer que o banco público lhe cobrava uma comissão para levantar o seu próprio dinheiro. Sem conta caderneta e a precisar de imediato de mil euros, dirigiu-se ao balcão e mostrou o cartão multibanco, de onde o funcionário retirou o número de conta. Por este levantamento teve de pagar uma comissão de 4,5 euros. Mas ficou ainda mais "indignado" quando o informaram de que poderia fazer o levantamento sem custos se tivesse conta caderneta ou um cheque.

Com exceções para clientes de contas especiais, todos os bancos cobram pelo levantamento de numerário aos balcões. As comissões variam entre os 4,50 euros da CGD e BCP e os 12 euros do Novo Banco, pelo que usar o multibanco é a melhor opção.

Raquel Oliveira | Correio da Manhã | 27-03-2017

Comentários (0)


Exibir/Esconder comentários

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

InVerbis 2018

Os conteúdos de 2018 desta revista digital passaram a ser publicados em novo diretório.

Revista InVerbis 2018

Últimos conteúdos

Foi o pacto possível. Advogados inviabilizaram medidas mais musculadas no combate à criminalidade económico-financeira. ...

A empresa ANA - Aeroportos de Portugal, que gere os aeroportos nacionais, cobra uma taxa de 11,28 euros aos advogados qu...

Com o termo do ano, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2017.Para aceder aos conteúdos publi...

Os tribunais não estão preparados para protegerem os cidadãos que frequentam os edifícios, nem existe qualquer determina...

Últimos comentários

Atualidade Direito e Sociedade Bancos ganham 5 milhões por dia em comissões

© InVerbis | Revista Digital | 2017.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico