In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2016

Portugueses desconfiam do sistema judicial

  • PDF

Os portugueses confiam muito pouco na justiça e apesar de saberem "quase nada" sobre o funcionamento do sistema judicial não acreditam que seja independente, revela um estudo da Associação de Consumidores DECO.

Segundo o estudo, o desconhecimento e a desconfiança do sistema judicial estão ligados, em particular nas mulheres, nos cidadãos com idades compreendidas entre os 30 e os 44 anos e em pessoas com escolaridade média e baixa.

Numa escala de 01 a 10, o índice de confiança dos portugueses no sistema de justiça é de 3,4 e, mesmo no caso dos homens com mais de 45 anos, que se revelaram menos céticos e com escolaridade elevada (cujo patamar mínimo é o bacharelato completo), o índice de confiança situa-se abaixo de quatro.

Integrado num trabalho sobre a confiança dos cidadãos nas instituições e realizado por organismos congéneres da DECO em Espanha, Itália e na Bélgica, em Portugal o estudo foi elaborado a partir de 15.000 questionários enviados por correio para cidadãos com idades compreendidas entre os 30 e os 74 anos e que são representativos dos cerca de seis milhões de portugueses com esta faixa etária, disse à Lusa Carlos Morgado, responsável técnico do estudo.

O trabalho de campo foi realizado em fevereiro e março deste ano e os resultados foram elaborados a partir de 1.598 questionários considerados válidos, referiu.

Os resultados do estudo vão ser publicados na edição de novembro/dezembro da revista Dinheiro&direitos.

Jornal de Notícias | 25-10-2016

Comentários (1)


Exibir/Esconder comentários
...
Gostava de ver um estudo bem feito pela DECO sobre o que é que os portugueses pensam da comunicação social e dos jornalistas.
Penso que nunca foi feito esse estudo nem nunca o será, pois não convém passar a imagem de mediocridade e de incompetência do jornalismo.
Mas se alguma vez for feito, a sério e com competência e isenção, a imagem da comunicação social sairá arrasada pelos portugueses.
Alcides , 10 Novembro 2016 - 15:50:56 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

InVerbis 2017 Com o termo do ano de 2016, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2016.Para acede...

O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) avançou com uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Círculo ...

O Presidente da República afirmou esta quarta-feira em Coimbra que o sistema de justiça "é um problema", considerando qu...

Procuradores temem transferências sem consentimento que colocam em causa os princípios de estabilidade e inamovibilidade...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Direito e Sociedade Portugueses desconfiam do sistema judicial

© InVerbis | Revista Digital | 2016.

Arquivos

Sítios do Portal Verbo Jurídico