In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2015

Governo avisa juízes que não há margem para aumentos pedidos

  • PDF

A ministra da Justiça admitiu esta manhã que os aumentos salariais que foram pedidos pelos magistrados "nenhum orçamento comporta" e disse que está a ser feita uma "análise".

Paula Teixeira da Cruz respondia assim às críticas do PS pelo atraso de quase um ano na aprovação dos estatutos dos magistrados, que, como o Económico hoje avança, estão empatados nas Finanças para receberam aval (ou não) a uma melhoria salarial.

Falando na Comissão dos Assuntos Constitucionais, onde está a ser ouvida, a ministra da Justiça enumerou todos os pedidos que foram feitos pelos juízes e procuradores no âmbito do grupo de trabalho para dizer que "não têm correspondência com a realidade".

Sem revelar qual foi a proposta final que enviou para as Finanças, Paula Teixeira da Cruz admitiu, contudo, que "é difícil discutir um estatuto nestes termos" e avisou desde logo que o impacto inicial pedido pelos magistrados não tinha cabimento orçamental.

Os estatutos dos magistrados deviam estar aprovados em Setembro do ano passado mas o processo arrastou-se e está ainda nas Finanças sem uma decisão final, com a legislatura prestes a acabar.

A ministra acabou por admitir hoje que a parte remuneratoria do estatuto é que está a atrasar pelo impacto orçamental que implica.Paula Teixeira da Cruz não deixou aos deputados a garantia de que os estatutos dos magistrados ainda avançam nesta magistratura.

"Farei tudo o que estiver ao meu alcance", respondeu a ministra quando questionada directamente pelo deputado comunista António Filipe sobre se ainda apresentava o estatuto neste mês.

A ministra da Justiça argumentou que teve pouco tempo para analisar e harmonizar as propostas dos magistrados e procuradores, tanto mais "com o problema remuneratório".

Inês David Bastos | Económico | 03-06-2015

Comentários (8)


Exibir/Esconder comentários
...
aina não percebi por que é que os juízes não compreendem que nunca serão aumentados, pois que aumentar o salário de 2500 juízes implica aumentar outros o de outros tantos agentes do m.p.
uiui , 03 Junho 2015 - 13:24:15 hr.
...
por acaso, acho que é a pior altura para pedir aumento de salário.

declaraçao de interesses: sou da classe.
albicastrense de santarém , 03 Junho 2015 - 14:06:15 hr.
...
E agora o que diz a ASJP? Mais uma vez, é a desilusão total. Muitas promessas na campanha eleitoral, e uma vez eleitos, é o que se vê...! Só falta entregar o cartão, pois de nada adianta ser sindicalizado.
Indignado , 03 Junho 2015 - 17:23:03 hr.
...
Já percebi.
Na notícia anterior lê-se que a Ministra vai pagar os 16 milhões às oficiosas.
E claro está que a consequência é que não há dinheiro para magistrados.
Tchau.
Ai Ai , 03 Junho 2015 - 22:35:11 hr.
...
Claro que não. A malta das finanças, polícias, GNR, militares, BP etc. já levaram tudo! Há é descansar e mandar os processos às urtigas, que é o que já estou a fazer...
rapó tacho , 03 Junho 2015 - 22:36:56 hr.
...
Meu Caro Indignado, só não o acompanho porque já fiz isso há uns atrás.
Sun tzu , 04 Junho 2015 - 21:21:06 hr.
...
Mas, afinal, alguém conhece o conteúdo da proposta que saiu do grupo de trabalho???
É que parece que a proposta de revisão do EMJ integra o "segredo dos deuses", visto que ninguém, NEM MESMO A ASJP, divulga o respectivo conteúdo....

Porque será???!!!!
Paródia , 08 Junho 2015 - 08:52:16 hr.
...
Não tardará muito que irei deixar de ser sócio da ASJP. De que me serve ser sócio da ASJP?
Pires, o sadino , 08 Junho 2015 - 19:51:52 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2015, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2015.Para aceder aos conteúdos...

Relatório de gestão da comarca de Lisboa revela falta de dinheiro para impressoras, papel higiénico, envelopes e lâmpada...

Mudança ignorou dúvidas de constitucionalidade levantadas pelos dois conselhos superiores dos tribunais, pela Associação...

Portugal assinala 30 anos de integração europeia a 1 de Janeiro, e três décadas depois de ter aderido à então Comunidade...

Últimos comentários

Atualidade Sistema Político Governo avisa juízes que não há margem para aumentos pedidos

© InVerbis | Revista Digital | 2015.

Arquivos

• Arquivos 2012 | 2013 |2014 |
Arquivo 2007-2011
Blog Verbo Jurídico
(findo)

Sítios do Portal Verbo Jurídico