In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2014

ADSE. Contribuições aumentaram mas receita caiu 11%

  • PDF

As contribuições para a ADSE aumentaram este ano para 3,5%. Mas em vez de subir, a receita do sistema de saúde dos funcionários e pensionistas do Estado caiu 11,1% no primeiro semestre. Em causa está uma quebra de 27,5 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado, revela a análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) do Parlamento à execução orçamental.

"Devido aos sucessivos aumentos da taxa de contribuição – desde Agosto de 2013 mais que duplicou –, seria de esperar um aumento da receita, no entanto, verifica-se o oposto." Os técnicos da UTAO avançam com duas explicações para o aparente paradoxo: "Com efeito, para a redução da receita poderá ter contribuído a insuficiência de reporte de alguns organismos ou a saída de beneficiários do sistema". O risco de fuga de beneficiários para seguros privados de saúde, em resposta aos sucessivos aumentos das contribuições, já tinha sido sinalizado inclusive pelo Presidente da República quando vetou a primeira versão do diploma que elevou em um ponto percentual as contribuições para a ADSE. Outra explicação complementar para este efeito contraditório é a circunstância das novas taxas só terem sido aplicadas em Junho, precisamente por causa do veto de Cavaco Silva, e não em Abril, como o resto do Orçamento Rectificativo.

Enquanto a execução da receita da ADSE na primeira metade do ano tem uma taxa de execução de apenas 32,9%, o ritmo da despesa está bem mais acelerado e atingiu 49,7% do valor previsto, superando o verificado no período homólogo. Neste resultado pesou uma "insuficiente redução da despesa com aquisição de bens e serviços, face aos números orçamentados".

O saldo positivo da ADSE, ao invés de se reforçar como previsto, caiu 23,1% para 10,8 milhões de euros em Junho. A auto-sustentabilidade do sistema, ou seja a cobertura das despesas pelas contribuições dos beneficiários, tem sido a razão invocada pelo governo para os aumentos que ainda têm de passar no Tribunal Constitucional.

ionline | 30-07-2014

Comentários (5)


Exibir/Esconder comentários
...
Ainda ontem mesmo enviei carta registada com AR com a minha renúncia a beneficiário...

No meu caso, 3,5 % do salário bruto correspondem a 125 euros mensais x 14 meses = 1750 euros.

Vão ROUBAR ao....
Contribuinte espoliado , 01 Agosto 2014 - 12:30:31 hr.
...
Só não os mando àquele lugar porque não consigo fazer um seguro de saúde. Pessoas como eu são as vítimas do TC, que diz que o sitema é facultativo... Só é pena os senhores conselheiros não terem dito isso durante os 25 anos em que descontei obrigatoriamente e tive saúde para sair do sistema e não podia.
roubado pelo TC , 01 Agosto 2014 - 13:49:41 hr.
...
Muitos ainda se mantiveram na ADSE com esperança numa decisão que derrubasse a agressão governamental.
Agora que os 3,5 de aumento foram aceites a debandada do sub-sistema, paulatinamente, vai continuar e não sei no que isto vai dar.
Tchau.
Ai Ai , 03 Agosto 2014 - 10:36:57 hr.
...
Se não for colocado um plafond máximo de contribuição razoável (ex. 75,00 x 14 = 1050/ano que corresponde a um seguro de luxo), a debandada de quem aufere vencimentos ilíquidos superiores a € 2500 será quase total. Eu serei um deles e todos com quem tenho falado dizem o mesmo. São esses beneficiários que têm sustentado a ADSE e nessa altura será o fim, porque não é com descontos de €15 ou por mês qu
Carvalhal , 03 Agosto 2014 - 12:25:03 hr.
...
Sair da ADSE é uma decisão que pode sair muito cara. A não ser que se permita aos gulosos sairem quando ainda têm saude e voltarem a inscrever-se quando forem idosos. Neste momento quem tem acima de 55 anos não consegue fazer um seguro de saude em condições.
Valmoster , 03 Agosto 2014 - 17:15:29 hr.

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

Com o termo do ano de 2014, cessaram as publicações de conteúdos nesta Revista Digital de 2014.Para aceder aos conteúdos...


O número de funcionários judiciais diminuiu 9,9 por cento em seis anos, enquanto os magistrados do Ministério Público au...

A partir de 1 de janeiro, os médicos vão recuperar os 20% tirados ao pagamento do trabalho extraordinário. ...

Últimos comentários

Atualidade Direito e Sociedade ADSE. Contribuições aumentaram mas receita caiu 11%

© InVerbis | Revista Digital | 2014.

Sítios do Portal Verbo Jurídico