In Verbis


icon-doc
REVISTA DE 2012

Morreu o primeiro presidente do Tribunal Constitucional

  • PDF

O primeiro presidente do Tribunal Constitucional, Armando Marques Guedes, morreu neste domingo, aos 92 anos, em Lisboa, disse à Lusa o professor universitário e ex-ministro Diogo Freitas do Amaral.

Armando Manuel Marques Guedes nasceu em 1919 e doutorou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, especializado em Direito Constitucional, Administrativo e Internacional.

Foi também professor na Escola de Direito da Universidade Católica e em vários institutos superiores militares, nomeadamente o Instituto de altos Estudos Militares em Pedrouços, Lisboa, onde ensinou Ciência Politica e Direito Internacional.

Freitas do Amaral salientou que Armando Marques Guedes «deixa importante obra científica e introduziu em Portugal o ensino do Direito Internacional Marítimo».

O Tribunal Constitucional foi criado com a revisão constitucional de 1982 e Armando Marques Guedes foi o primeiro presidente do novo órgão, durante dois mandatos.

«Defino-o como um universitário muito competente, exclusivamente dedicado às suas funções académicas, sendo que a presidência do Tribunal Constitucional foi uma extensão dessa atividade, pois era professor de Direito Constitucional e foi por essa razão que foi escolhido pelos principais partidos», disse Freitas do Amaral, que foi aluno de Armando Marques Guedes em 1958-59.

Freitas do Amaral destacou ainda que Armando Marques Guedes «foi um excelente presidente do Tribunal Constitucional, ainda com a circunstância de ter sido o primeiro presidente e ter ajudado a pôr de pé uma instituição que Portugal nunca tinha tido». «Acima de tudo, era um homem bom, muito amigo e aberto ao diálogo com todos. Creio que terá falecido sem deixar um único inimigo», acrescentou.

Agência Financeira | 01-10-2012

Comentários (2)


Exibir/Esconder comentários
...
Para além de 1.º Presidente do TC , este grande Humanista foi meu Professor de Direito do Mar na FDUL. Será que ainda existe essa cadeira?
Paz à sua alma.
f11 , 01 Outubro 2012
...
foi meu professor de direito interbancional público na FDUL nos idos de 80. professor daqueles que conseguia cativar a atenção nos 90 minutos.
estamos mais pobres , 01 Outubro 2012

Escreva o seu comentário

reduzir | aumentar

busy

Últimos conteúdos

A estrutura da InVerbis está organizada por anos e classificada nos correspondentes directórios.Os conteúdos publicado...

O Estado assumiu, através da empresa pública Parvalorem, a dívida de quase 10 milhões de euros de duas empresas de Vítor...

Dos 118 homicídios cometidos em 2012, 63 tiveram familiares como protagonistas • Cinco pais e 18 padrastos detidos por a...

Pedro Lomba - Na primeira metade do ano o ajustamento negociado com a troika correu dentro do normal e expectável. Mas d...

Últimos comentários

Tradução automática

Atualidade Direito e Sociedade Morreu o primeiro presidente do Tribunal Constitucional

© InVerbis | 2012 | ISSN 2182-3138 

Sítios do Portal Verbo Jurídico